Ciência e Tecnologia

Estudo investiga efeitos do pimentão no câncer de mama

Superintendência de Comunicação Social     19 de março de 2020 - 9h03

Testar o efeito dos polissacarídeos do pimentão verde para verificar se apresentam efeito antitumoral foi o objetivo da pesquisa “Efeitos de polissacarídeos extraídos do fruto do Capsicum annuum (pimentão) em modelos in vivo e in vitro de tumor mamário”, apresentada no segundo episódio do projeto Curta Ciência. A tese foi defendida pela pesquisadora Eliana Rezende Adami e orientada pela professora Alexandra Acco, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A pesquisa trabalhou com células de origem tumoral, associadas ao câncer de mama, e identificou um efeito positivo evidente, conforme conta a pesquisadora. Os testes também foram aplicados em camundongos, que receberam as células tumorais e, após, foram tratados com polissacarídeos para verificar o que ocorria com o desenvolvimento do tumor.

Os resultados apontam que o tratamento, combinado ao quimioterápico, é capaz de ter efeitos positivos . “O objetivo é que os polissacarídeos venham a ser utilizados como adjuvantes no tratamento, não que substituam os quimioterápicos”, pontua. Segundo ela, essa associação é capaz de beneficiar as mulheres portadoras do câncer de mama.

Assista, em pouco mais de três minutos, como a pesquisa da UFPR está mudando o futuro.

Reveja o primeiro episódio do Curta Ciência e saiba mais sobre o projeto.