Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Estudo indica exercícios físicos para mulheres com fibromialgia

Superintendência de Comunicação Social     14 de maio de 2020 - 9h05

 

Uma pesquisa realizada com 92 mulheres resultou na indicação da atividade física para a prevenção do envelhecimento precoce em mulheres com fibromialgia. O estudo, intitulado “Fibromialgia e envelhecimento biológico precoce: influência da aptidão física e dos fatores metabólicos, inflamatórios e psicológicos” foi realizado pela pesquisadora Ana Claudia Titski, com orientação da professora Neiva Leite, no programa de pós-graduação em Educação Física

De acordo com a pesquisadora, a diminuição de uma parte do DNA, chamada de telômeros, é a responsável pelo envelhecimento precoce provocado pela fibromialgia. O sedentarismo e o tabagismo também podem provocar o envelhecimento, assim como o câncer e até mesmo a obesidade. “Estes podem fazer com que haja um aceleramento na diminuição do comprimento do telômero”, explica.

Na pesquisa, 92 mulheres passaram por exames de sangue, testes respiratórios, de força, flexibilidade e aptidão física. Elas foram divididas em três grupos: as que têm fibromialgia e estão na faixa dos 20 a 50 anos, um grupo da mesma idade sem a síndrome e um grupo de idosas de 50 a 75 anos. “Comparamos entre esses três grupos o envelhecimento biológico precoce. O que a gente tinha como hipótese foi comprovado: as mulheres com fibromialgia apresentam um envelhecimento biológico precoce similar ao das idosas”, comenta.

A atividade física pode contribuir reduzindo a degradação do telômero e, consequentemente, o processo precoce de envelhecimento. Caminhada, hidroginástica e musculação são boas opções. “A gente melhora a força muscular, aumenta a aptidão cardiorrespiratória, melhora a flexibilidade e, a partir dessas melhoras, interfere nos outros sintomas”.

Reveja episódios do Curta Ciência e saiba mais sobre o projeto.

 

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR