Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudo da UFPR sobre viabilidade técnica, econômica e ambiental da hidrovia do Rio Paraguai é apresentado no Ecobrasil 2016

Equipe do ITTI em estudo na região da hidrovia do Rio Paraguai. FOTO: ITTI/UFPR
Equipe do ITTI em estudo na região da hidrovia do Rio Paraguai. FOTO: ITTI/UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participou, nos dias 05 e 06 de maio, de um dos mais expressivos eventos do setor aquaviário brasileiro, o Ecobrasil 2016 – 12º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente, realizado no Rio de Janeiro. Como parte da programação da iniciativa, o professor do Departamento de Transportes da Universidade, Eduardo Ratton, apresentou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai.

O EVTEA, desenvolvido pela equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da (UFPR/ITTI), foi tema do segundo dia de palestras do evento, que tratou também de assuntos como gestão portuária e dragagem de portos públicos, licenciamento ambiental e regulamentação para dragagens, licenciamento ambiental das atividades de petróleo no Brasil, atuação do Ministério Público em acidentes ambientais nos portos, entre outros.

Professor do Departamento de Transportes da UFPR, Eduardo Ratton, apresentou o estudo para especialistas do país. FOTO: Acervo pessoal
Professor do Departamento de Transportes da UFPR, Eduardo Ratton, apresentou o estudo para especialistas do país. FOTO: Acervo pessoal

Professor Ratton descreveu o desenvolvimento do EVTEA e suas principais etapas e conclusões, entre elas o fato da Hidrovia poder ser uma excelente alternativa para o transporte de cargas no Centro-Oeste brasileiro. No Estudo foram apontados os principais gargalos logísticos e operacionais de navegação no Rio Paraguai e as potencialidades futuras da Hidrovia.

O coordenador do EcoBrasil, Heitor Ciuffo, destacou a valorosa participação da UFPR/ITTI no evento. “O EcoBrasil foi criado em 2002 com o propósito de trazer soluções para o setor, por isso, ele reúne representantes do tripé: Governo, como a Antaq, o Dnit e o Tribunal de Contas,; empresas da área de meio ambiente, e; universidades, que trazem para o debate o conhecimento tecnológico através de estudos e produtos que são produzidos no ambiente acadêmico. Neste ano, o EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai, apresentado pela UFPR/ITTI trouxe questionamentos interessantes sobre batimetria, que levantou a possibilidade da realização de um evento específico sobre hidrovias”, ressaltou.

O evento reuniu especialistas da área pública e representantes de instituições privadas do setor aquaviário com o intuito de aprimorar os conhecimentos sobre novas tecnologias, investimentos e conservação do Meio Ambiente nos portos, na indústria naval e na Marinha Mercante, entre eles Antaq, Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Marinha do Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público de Santos e Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).

Todas as palestras, em Power Points, foram disponibilizadas pela organização do evento no link https://goo.gl/6dRz88.

Com informações da Assessoria de Comunicação/ITTI

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...