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Estudo da UFPR mostra a importância das mídias para calouros de sociais aplicadas

Quais são as mídias sociais mais utilizadas por calouros da UFPR? Como elas influenciam na escolha dos cursos? O que os recém-ingressos buscam na instituição? 

Para responder essas questões, uma pesquisa liderada pelo professor Péricles José Pires, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, consultou alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão da Informação. Os resultados foram publicados recentemente no Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) e na Conferência Internacional sobre Avanços em Gestão Aplicada, na Universidade de São Paulo (USP). Também participaram do estudo os pesquisadores Bento Alves da Costa Filho e Rômulo Barreto Castelo Branco, das Faculdades ALFA, de Goiás. 

A equipe aplicou um questionário em 464 calouros desses quatro cursos. As respostas foram analisadas três aspectos: o uso das mídias para conhecer os cursos, os fatores que influenciaram a escolha pela UFPR e a comparação com pesquisas anteriores do mesmo gênero. De acordo com Pires, o objetivo foi captar a opinião dos alunos em um momento em que eles ainda não tinham tanto contato com a universidade. 

Uso das redes sociais 

Os resultados indicaram que o WhatsApp é a mídia em que os calouros passaram mais tempo. Mais de 61% dos entrevistados disseram ficar on-line de uma a seis horas diárias. Na sequência vieram o Youtube (com 52%), Instagram (46%) e Facebook (33%). Redes ligadas ao ambiente profissional, como LinkedIn eram pouco acessadas pelos alunos, assim como Skype e Telegram. De acordo com Pires, a facilidade de uso e a utilidade percebida das plataformas são decisivas na escolha por determinada ferramenta. Além disso, os números refletem o dinamismo que torna uma rede mais obsoleta do que a outra.  

Em relação ao uso das redes, destaca-se agendamento de compromissos (75%) busca de informação (70%), de entretenimento (66%), estudos acadêmicos (60%) e análises de compra (55%). Os estudantes foram separados em três grupos que consideraram dados como renda, acesso à mídia e tempo de uso das mídias, porém os resultados foram similares. 

Fontes de informação do ensino superior 

Os sites institucionais, as famílias e as redes sociais são as principais fontes de busca dos calouros para se informar sobre a universidade. Os números apontam que 75% dos pesquisados consultaram com frequência o site da universidade ou do curso, seguido dos familiares e amigos (67%) e das redes sociais (65%).  Entre os itens com baixa adesão estão os blogs, fóruns, panfletos e outdoors, programas de visitas, além de anúncios em rádios e televisão. 

Para os pesquisadores, esses números mostram a importância de o trabalho comunicacional ir além dos estudantes, sendo absorvido também por professores, famílias, amigos e conhecidos. “Além disso os dados sugerem que deve haver atualizações e melhorias contínuas nos sites institucionais, dada sua importância como meio comunicador ao público de interesse das Instituições de Ensino Superior (IES)”, apontam. 

Por que os calouros escolhem a UFPR? 

A pesquisa também propôs aos participantes a indicação dos fatores mais relevantes para a escolha de uma instituição. Em uma escala que vai de 1 a 5, os fatores mais altos foram a gratuidade do ensino (4,61), a formação de bons profissionais (4,49), o interesse nos cursos ofertados (4,41) e a qualidade de ensino (4,17). Para os calouros analisados, a escolha dos familiares em determinado curso e a oferta de atividades culturais e esportivas tiveram baixo apelo na tomada de decisão. 

 

Principais fatores que influenciam a escolha e o uso das redes pelos calouros dos cursos de Sociais Aplicadas da UFPR. Arte – Juliana Barbosa

 

Considerando que a aplicação dos questionários ocorreu antes da pandemia, os resultados apontam que as soluções envolvendo mídias digitais podem contribuir com a escolha e o conhecimento sobre a universidade. Um exemplo é a Feira de Cursos e Profissões virtual, que recebeu mais de 11 mil visitas em uma semana de evento. 

Os números corroboram pesquisas anteriores realizadas com a mesma metodologia e mostram que a comunicação entre os ensinos superior e médio, de forma virtual, pode ser uma solução para criar identificação dos novos alunos com a instituição. “Esses fatores são importantes na escolha de uma IES pelo aluno, pois quando construídos ao longo de tempo, possibilitam o surgimento de identificação, empatia, admiração e percepção de valores”, ressaltam os pesquisadores. 

Além dos eventos acadêmicos, os resultados foram apresentados para os departamentos envolvidos com os cursos pesquisados. Os próximos passos serão viabilizar a mesma pesquisa em outros setores da UFPR e fazer uma nova rodada com estudantes em final de curso. 

 Por João Cubas

 

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