Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Estudo da UFPR aponta capacidades para alívio da pobreza e construção de valores de sustentabilidade empresarial

Superintendência de Comunicação Social     19 de abril de 2021 - 11h08

Contribuir para explicar quais as capacidades necessárias para que organizações empresariais – de pequeno, médio e grande porte – possam criar valores de sustentabilidade a partir da base da pirâmide socioeconômica. Esse é um dos objetivos do artigo Capabilities of Bottom of the Pyramid Organizations, da Universidade Federal do Paraná, publicado no periódico de Ciências Sociais Aplicadas, Business & Society, com foco nas interações de negócios e a sociedade.

Elaborado pelo docente da Escola de Administração da UFPR, Farley Simon Nobre, e pelo administrador e pós-doutorando da UFPR, Rodrigo Morais da Silva, o estudo alinha-se a resultados recentes sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que destacaram ações como investimentos voltados ao alívio de pobreza e redução de desigualdade como estratégia mais eficaz para o progresso dos outros objetivos para atingir a Agenda 2030 no Brasil.

O artigo também contribui para auxiliar processos decisórios organizacionais relacionados à elaboração de políticas públicas que favoreçam a criação de valores de sustentabilidade na sociedade, a partir da atuação das organizações empresariais, especialmente com projetos que envolvam as comunidades de baixa renda para o alívio de pobreza.

A revisão de literatura de um período de mais de duas décadas, abrangendo publicações teóricas e empíricas, sugere que há maior ênfase na proposição e prática de capacidades que geram benefícios de curto prazo, o que traz um alerta para transição ou reversão desse quadro. “A sustentabilidade empresarial requer uma transição de estratégias de curto para longo prazo”, apontam os autores.

O trabalho científico integra resultados do Grupo de Pesquisas em Organizações Sustentáveis e Inovadoras (OSI), sob coordenação de Nobre. O desenvolvimento do artigo teve início em 2014 e sua versão preliminar foi apresentada e publicada no Academy of Management Annual Meeting de 2018, em Chicago, com apoio parcial do CNPq.

De acordo com Nobre, que possui formação em Engenharia Elétrica e Industrial com publicações no campo de inteligência artificial nas organizações, Indústria 4.0, e controle e automação, o artigo no campo das ciências administrativas e sociais aplicadas foi um importante passo para consolidação de pesquisas multidisciplinares que abrangem o escopo entre a inteligência artificial e a ciência da sustentabilidade.

Os pesquisadores pretendem agora estender a pesquisa para estudar as interações entre capacidades de organizações e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR