Ciência e Tecnologia

Estudo da UFPR aponta capacidades para alívio da pobreza e construção de valores de sustentabilidade empresarial

Superintendência de Comunicação Social     19 de abril de 2021 - 11h08

Contribuir para explicar quais as capacidades necessárias para que organizações empresariais – de pequeno, médio e grande porte – possam criar valores de sustentabilidade a partir da base da pirâmide socioeconômica. Esse é um dos objetivos do artigo Capabilities of Bottom of the Pyramid Organizations, da Universidade Federal do Paraná, publicado no periódico de Ciências Sociais Aplicadas, Business & Society, com foco nas interações de negócios e a sociedade.

Elaborado pelo docente da Escola de Administração da UFPR, Farley Simon Nobre, e pelo administrador e pós-doutorando da UFPR, Rodrigo Morais da Silva, o estudo alinha-se a resultados recentes sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que destacaram ações como investimentos voltados ao alívio de pobreza e redução de desigualdade como estratégia mais eficaz para o progresso dos outros objetivos para atingir a Agenda 2030 no Brasil.

O artigo também contribui para auxiliar processos decisórios organizacionais relacionados à elaboração de políticas públicas que favoreçam a criação de valores de sustentabilidade na sociedade, a partir da atuação das organizações empresariais, especialmente com projetos que envolvam as comunidades de baixa renda para o alívio de pobreza.

A revisão de literatura de um período de mais de duas décadas, abrangendo publicações teóricas e empíricas, sugere que há maior ênfase na proposição e prática de capacidades que geram benefícios de curto prazo, o que traz um alerta para transição ou reversão desse quadro. “A sustentabilidade empresarial requer uma transição de estratégias de curto para longo prazo”, apontam os autores.

O trabalho científico integra resultados do Grupo de Pesquisas em Organizações Sustentáveis e Inovadoras (OSI), sob coordenação de Nobre. O desenvolvimento do artigo teve início em 2014 e sua versão preliminar foi apresentada e publicada no Academy of Management Annual Meeting de 2018, em Chicago, com apoio parcial do CNPq.

De acordo com Nobre, que possui formação em Engenharia Elétrica e Industrial com publicações no campo de inteligência artificial nas organizações, Indústria 4.0, e controle e automação, o artigo no campo das ciências administrativas e sociais aplicadas foi um importante passo para consolidação de pesquisas multidisciplinares que abrangem o escopo entre a inteligência artificial e a ciência da sustentabilidade.

Os pesquisadores pretendem agora estender a pesquisa para estudar as interações entre capacidades de organizações e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.