Ciência e Tecnologia

Estudo aponta lacunas no comprometimento de empresas brasileiras com metas do pacto da ONU contra a pandemia

Superintendência de Comunicação Social     5 de agosto de 2020 - 19h45

Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU) possíveis de adoção por empresas durante a pandemia de Covid-19, houve, em média, adoção de  dez deles nas organizações brasileiras, segundo estudo realizado no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram analisadas 365 ações de 279 empresas a partir de matérias publicadas na plataforma do Pacto Global, especificamente partes do projeto Pacto Contra a Covid-19. O projeto é uma frente de atuação que reúne as iniciativas da Rede Brasil do Pacto Global, voltadas para contribuir com o enfrentamento da pandemia

Entre os resultados, identificou-se que as ações desenvolvidas são respaldadas por orientações mais filantrópicas, mercadológicas, técnicas e gerenciais. O ODS que mais se destaca nas iniciativas é o “ODS3 – Saúde e bem estar”, relacionado a ações como doação de valores monetários e produtos de higiene e o desenvolvimento de produtos diferentes dos portfólios originais, como máscaras e uniformes hospitalares.

Outro destaque é o “ODS 17 – Parcerias e meios de implementação”, associado principalmente a ações de parcerias e colaborações diversas entre os três setores.

Objetivos

A pesquisa tem como objetivo principal compreender como pressões institucionais externas influenciam as ações das empresas em relação aos ODS no contexto da pandemia do Covid-19. O estudo também permitiu inferir que as pressões externas, influenciaram basicamente as ações voltadas aos empregados, como fornecimento de equipamentos de higiene e proteção ou garantias e compromissos com o emprego, além de ações que pretendiam dar suporte a pequenos empreendimentos, de alguma forma.

Segundo a professora Bárbara Galleli, do PPGAdm e responsável pela pesquisa, existem esforços da iniciativa privada, mas ainda não são amplos.

“Seja por iniciativas próprias ou afetadas por pressões externas, é visível que as empresas estão buscando contribuir para minimizar os impactos causados pelo vírus. No entanto, uma boa parcela dos ODS não está sendo desenvolvida, e aqueles que estão, não o são com a mesma intensidade. Isso é um fator preocupante, considerando o propósito traçado pela Agenda 2030, que agora parece estar mais distante”, avalia Bárbara, que coordena também a Comissão de Sustentabilidade da UFPR.

Ainda de acordo com a professora, a pesquisa foi submetida para um seminário acadêmico em Administração, que deverá acontecer em novembro.

Pacto Global

A UFPR é signatária do Pacto Global desde março, quando assumiu compromisso de avançar em cinco áreas de atuação: incentivo a pesquisa e extensão relacionadas aos princípios; educar sua comunidade acadêmica sobre sustentabilidade e os objetivos do desenvolvimento sustentável; incorporar os dez princípios do pacto na política da universidade; participar de ações da rede em seu território; e acompanhar e relatar periodicamente essas ações.

O primeiro relatório de atividades deve ser entregue em 2022.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus