Ciência e Tecnologia

Estudantes selecionam servidoras da UFPR para pesquisa sobre musculatura do assoalho pélvico

Superintendência de Comunicação Social     3 de maio de 2019 - 14h00

Um projeto de pesquisa sobre a musculatura do assoalho pélvico – conjunto de músculos que sustentam a região reprodutora da mulher – seleciona servidoras da Universidade Federal do Paraná. Desenvolvido pelas estudantes de Fisioterapia Rafaela Amorim, Marina Ribas e Gabriela Barbosa, o projeto é orientado pela docente Rubneide Gallo.

As servidoras voluntárias devem ter entre 20 e 60 anos de idade. Serão realizados seis encontros com duração de uma hora cada. Na primeira semana, as participantes responderão questionários e, nos quatro encontros seguintes, haverá rodas de conversa e aplicação de exercícios fisioterapêuticos para fortalecimento do assoalho pélvico. Uma nova análise será feita na última semana para identificar se houve melhoria em aspectos físicos e psicológicos.

De acordo com Gabriela, as sessões são indicadas para todas as mulheres. “Queremos promover saúde. Muitas mulheres acham que estão saudáveis, mas tem uma musculatura fraca. É algo pouco falado, o quão importante é uma mulher se conhecer, saber que alguns exercícios vão trazer benefícios. Um empoderamento pelo conhecimento do próprio corpo”.

Os encontros acontecerão terças e sextas no laboratório de Fisioterapia do Setor de Ciências Biológicas.

Interessadas podem agendar a participação diretamente com as alunas, via whatsapp, pelos números (41) 99683-3726 e (41) 99821-8282.