Ciência e Tecnologia

Estudantes selecionam participantes para pesquisa sobre a dor lombar

Superintendência de Comunicação Social     15 de abril de 2016 - 12h07

As estudantes de Fisioterapia da UFPR Madeline Luiza Pivovarsky e Fernanda Gaideski estão selecionando voluntários com dor lombar crônica (caracterizada pela dor por mais de três meses) para uma pesquisa que avaliará os métodos de tratamento utilizados nestes casos. A pesquisa tem a orientação da professora Ana Carolina Brandt de Macedo e ocorrerá até o próximo mês de junho.

“A dor lombar foi escolhida por estar presente em aproximadamente 80% da população. Esta patologia pode levar a perda da qualidade de vida e da autonomia, além de aumentar o estresse e até mesmo, ser um dos grandes motivos para o afastamento do trabalho”, relata Fernanda. Dentre os tratamentos, as estudantes escolheram avaliar o efeito da aplicação de recursos como a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) – apesar de serem amplamente utilizados, ainda não há consenso sobre o seu real efeito na dor.

Durante a pesquisa, serão aplicados questionários para avaliar o nível da dor e descobrir como isso está afetando a vida de cada um. Em seguida, será realizado um teste com o aparelho TENS e, em seguida, novos questionários e testes, para analisar se houve alguma melhora.

Os testes serão realizados no laboratório de Fisioterapia da UFPR (localizado no 3° andar do Setor de Ciências Biológicas), e duram em torno de 1h e meia, em apenas um dia. Quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato com as estudantes em horário comercial por ligação ou Whatsapp nos números 9655-9581 (Madeline) ou 9695-9247 (Fernanda).