Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes saem às ruas em defesa da UFPR nesta terça (14)

Nesta terça-feira (14), estudantes da UFPR irão às ruas de Curitiba para apresentar seus projetos de pesquisa, falar sobre a importância da Universidade e os impactos do corte de mais de R$ 48 milhões da verba da instituição, anunciado pelo Governo Federal, e da suspensão de 127 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também haverá mobilização em Pontal do Paraná, Jandaia do Sul e Palotina.

Organizado pelo Diretório Acadêmicos dos Estudantes (DCE), Programa de Educação Tutorial (PET) e Programas de Pós-Graduação, o movimento “Universidade na rua: Conhecimento contra os cortes na educação” pretende mobilizar a sociedade em defesa das universidades públicas e faz parte de um conjunto de ações realizadas durante toda a semana.

A programação terá início às 9 horas, na capital, com a presença de estudantes em vários pontos da cidade. Os grupos estarão espalhados pela Praça Santos Andrade; Praça Rui Barbosa; Rua XV de Novembro; Terminal do Guadalupe; linha de ônibus Santa Cândida/Capão Raso e Jardim das Américas. A atividade segue até as 17 horas.

Em Pontal do Paraná, estão previstas duas passeatas. Às 9 horas a mobilização começa na Unidade Mirassol e segue até a prefeitura da cidade. A segunda passeata começa às 17 horas, na Unidade Pontal do Sul da UFPR até a Câmara de Vereadores.

Cartazes que mostram as pesquisas desenvolvidas e o impacto da Universidade na região serão mostrados nas redondezas do Campus Avançado de Jandaia do Sul. As atividades também serão realizadas entre 9 e 17 horas. Em Palotina, uma Assembleia geral ocorre às 17h30, em frente ao bloco I do Setor.

Doação de sangue

Ainda para conscientização sobre a importância das universidades públicas, representantes discentes dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal desenvolveram uma campanha de doação de sangue intitulada “Estudantes dão o Sangue pela Educação”. O objetivo é levar alunos de diferentes níveis de ensino, professores, funcionários e servidores a doarem sangue.

Cada dia da próxima semana, será sugerido um banco de sangue diferente, para que cada pessoa escolha o mais conveniente. Os representantes discentes convidam os voluntários a compartilharem suas experiências com a hashtag #EstudantesDaoOSangue.

Trata-se de uma campanha para prover um reforço aos bancos de sangue de Curitiba e ressaltar o comprometimento estudantil com os problemas sociais do país, chamando a atenção ainda para a importância das instituições vinculadas à UFPR, como o Hospital de Clínicas, um dos pontos de coleta de sangue.

A campanha ocorrerá em paralelo aos protestos, ações de divulgação e manifestações em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. As ações estão sendo divulgadas nas páginas dos programas de pós-graduação da Universidade e por toda a sociedade. A doação de sangue é apenas uma das mobilizações promovidas pelo próprio corpo discente de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

Semana de ações

A reitoria da UFPR se reuniu com senadores e deputados federais paranaenses, nesta segunda-feira (13), para debater a situação da Universidade.

Na quarta-feira (15), a mobilização acontece na Praça Santos Andrade a partir das 8h30. Haverá participação de entidades representativas, movimentos sociais e da comunidade acadêmica.

A programação de quinta-feira (16) leva grupos artísticos da UFPR para as ruas, com apresentações da Orquestra da Universidade, Grupo de MPB, Grupo de Choro, cantos de música antiga, Téssera Companhia de Dança, Cia de Teatro e Coro. O movimento “UFPR + Cultura na rua” também abrange aulas e intervenções públicas e a exposição “Arte e Pesquisa” no Museu de Arte da UFPR.

A semana termina com um grande ato pela educação na escadaria do Prédio Histórico da UFPR, na sexta-feira (17), entre 11 e 13 horas.

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...