Ensino e Educação

Estudantes podem se inscrever para seleção em projeto que prepara para Olimpíadas de Matemática

Superintendência de Comunicação Social     7 de fevereiro de 2020 - 17h47

Processo seletivo do POTI, em 2019, reuniu cerca de 240 alunos do ensino fundamental e médio.

Estão abertas as inscrições para os alunos que desejam participar do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo/Programa de Formação em Matemática Olímpica, programa voltado à preparação para as Olimpíadas de Matemática, ofertado gratuitamente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Haverá uma prova de seleção, que será realizada no dia 29 de fevereiro, às 9h, no Prédio de Ciências Exatas, Centro Politécnico.

O programa é constituído, principalmente, de aulas ministradas semanalmente por professores e estudantes da UFPR. As aulas são menos expositivas e mais práticas, planejadas para que o aluno resolva problemas matemáticos curiosos e instigantes, de uma forma diferente da que está acostumado na escola.

Os alunos do POTI/TOPMAT são separados em três turmas: uma com alunos no sexto ou sétimo ano, outra para oitavo e nono e uma terceira para estudantes do Ensino Médio. Segundo o professor José Carlos Eidam, do Departamento de Matemática, as aulas são organizadas por disciplinas, seguindo o conteúdo programático das principais olimpíadas de Matemática. No nível um, o conteúdo é de Aritmética e Geometria e nos 3 e 4 há temas de Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria de Números.

Além disso, são aplicados simulados para avaliar o progresso dos alunos e também para prepará-los para as olimpíadas. “Além das aulas também são desenvolvidas outras atividades, como, por exemplo, a Maratona Matemática, atividade lúdica e educativa pela qual os alunos têm a oportunidade de se aprimorar na matemática de modo alternativo”, explica Eidam. Até 2018, o Polo já teve 66 medalhistas em competições matemáticas.