Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Estudantes e professores de Design de Produto desenvolvem propostas de EPIs para crianças

Jéssica Tokarski     8 de junho de 2020 - 12h02

Professores e estudantes do curso de Design de Produto e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram quatro propostas de equipamentos de proteção individual destinados ao público infantil que auxiliarão na prevenção contra o coronavírus. Os projetos serão analisados pela empresa parceira ÖUS footwear para verificar a viabilidade de produção das soluções propostas.

Os produtos são resultado do evento de extensão Atividades de Aprendizado Integradoras (AAI)  vinculado à Rede UFPR de Combate à covid-19 e promovido pelo colegiado do curso de Design de Produto, ao longo do mês de maio, com o objetivo de manter a interação entre docentes e discentes durante o período de isolamento social, abordando conteúdos pertinentes ao currículo do curso e ao contexto de pandemia.

“A partir dos levantamentos feitos junto à comunidade interna, o tema estabelecido para a atividade foi ‘EPIs para público infantil’. O enfoque foi dado à busca por soluções voltadas para bloquear partículas, evitar o toque, facilitar higienização, lembrar dos cuidados necessários, permitir autonomia e promover a conscientização de crianças em pré-adolescência, entre 9 e 13 anos de idade”,  explica a coordenadora Claudia Zacar.

Segundo ela, o público foi definido considerando que se trata de um grupo que apresenta muitos casos assintomáticos de covid-19, podendo ser vetor da doença para adultos e idosos. Além disso, as crianças dessa idade já possuem maturidade para adotar medidas preventivas e podem conscientizar suas famílias e comunidades. Para o desenvolvimento dos projetos, o curso estabeleceu parceria com a empresa da indústria calçadista ÖUS footwear e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Tendo em vista as parcerias estabelecidas, bem como a situação crítica da disseminação da covid-19 no Ceará, os projetos são destinados a atender demandas de crianças do estado. Mais especificamente, crianças das classes econômicas C, D e E, considerando sua situação de maior fragilidade econômica e potencial dificuldade de acesso a equipamentos de proteção”, comenta Claudia.

Produtos

Das atividades, desenvolvidas on-line pela plataforma Teams e aplicativos de colaboração a ela associados, originaram-se quatro propostas: produto para armazenamento e transporte correto de máscaras; produto para proteção ocular, denominado Face Child; acessório que funciona como dispenser para álcool gel ou outra substância que permita a desinfecção das mãos; e sistema produto+serviço para gestão e produção de EPIs.

O primeiro produto apresenta espaços específicos para alocação de máscaras limpas e de máscaras sujas. A solução leva em conta a necessidade de troca de máscaras ao longo do dia, já que o artefato perde sua eficácia quando úmido. O Face Child é focado no risco de contaminação por via ocular e prevê a utilização de elementos já produzidos pela ÖUS, incluindo soluções para o aumento do conforto no uso continuado.


A solução de dispenser para desinfecção foi pensada para ser especialmente útil no contexto das escolas públicas no Ceará, em que muitas vezes há carência de água encanada, impedindo a adequada higienização das mãos. O último produto mencionado prevê a articulação entre diferentes atores para garantir a produção, distribuição e higienização dos equipamentos. Os EPI’s desenvolvidos incluem uma máscara com sensor de temperatura e possibilidades de personalização e um estojo que facilita o transporte e a colocação da máscara, evitando o contato direto das mãos com o protetor.

A intenção é desenvolver os produtos por meio das parcerias e deixar os projetos em domínio público. Participaram da atividade sete docentes da UFPR, 25 estudantes da UFPR (sendo 23 de graduação e dois do PPGDesign), quatro representantes da empresa ÖUS, três docentes da UFC, sete estudantes da UFC e mais seis colaboradores externos.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR