+ UFPR

Estudantes e professores de Design de Produto desenvolvem propostas de EPIs para crianças

Jéssica Tokarski     8 de junho de 2020 - 12h02

Professores e estudantes do curso de Design de Produto e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram quatro propostas de equipamentos de proteção individual destinados ao público infantil que auxiliarão na prevenção contra o coronavírus. Os projetos serão analisados pela empresa parceira ÖUS footwear para verificar a viabilidade de produção das soluções propostas.

Os produtos são resultado do evento de extensão Atividades de Aprendizado Integradoras (AAI)  vinculado à Rede UFPR de Combate à covid-19 e promovido pelo colegiado do curso de Design de Produto, ao longo do mês de maio, com o objetivo de manter a interação entre docentes e discentes durante o período de isolamento social, abordando conteúdos pertinentes ao currículo do curso e ao contexto de pandemia.

“A partir dos levantamentos feitos junto à comunidade interna, o tema estabelecido para a atividade foi ‘EPIs para público infantil’. O enfoque foi dado à busca por soluções voltadas para bloquear partículas, evitar o toque, facilitar higienização, lembrar dos cuidados necessários, permitir autonomia e promover a conscientização de crianças em pré-adolescência, entre 9 e 13 anos de idade”,  explica a coordenadora Claudia Zacar.

Segundo ela, o público foi definido considerando que se trata de um grupo que apresenta muitos casos assintomáticos de covid-19, podendo ser vetor da doença para adultos e idosos. Além disso, as crianças dessa idade já possuem maturidade para adotar medidas preventivas e podem conscientizar suas famílias e comunidades. Para o desenvolvimento dos projetos, o curso estabeleceu parceria com a empresa da indústria calçadista ÖUS footwear e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Tendo em vista as parcerias estabelecidas, bem como a situação crítica da disseminação da covid-19 no Ceará, os projetos são destinados a atender demandas de crianças do estado. Mais especificamente, crianças das classes econômicas C, D e E, considerando sua situação de maior fragilidade econômica e potencial dificuldade de acesso a equipamentos de proteção”, comenta Claudia.

Produtos

Das atividades, desenvolvidas on-line pela plataforma Teams e aplicativos de colaboração a ela associados, originaram-se quatro propostas: produto para armazenamento e transporte correto de máscaras; produto para proteção ocular, denominado Face Child; acessório que funciona como dispenser para álcool gel ou outra substância que permita a desinfecção das mãos; e sistema produto+serviço para gestão e produção de EPIs.

O primeiro produto apresenta espaços específicos para alocação de máscaras limpas e de máscaras sujas. A solução leva em conta a necessidade de troca de máscaras ao longo do dia, já que o artefato perde sua eficácia quando úmido. O Face Child é focado no risco de contaminação por via ocular e prevê a utilização de elementos já produzidos pela ÖUS, incluindo soluções para o aumento do conforto no uso continuado.

A solução de dispenser para desinfecção foi pensada para ser especialmente útil no contexto das escolas públicas no Ceará, em que muitas vezes há carência de água encanada, impedindo a adequada higienização das mãos. O último produto mencionado prevê a articulação entre diferentes atores para garantir a produção, distribuição e higienização dos equipamentos. Os EPI’s desenvolvidos incluem uma máscara com sensor de temperatura e possibilidades de personalização e um estojo que facilita o transporte e a colocação da máscara, evitando o contato direto das mãos com o protetor.

A intenção é desenvolver os produtos por meio das parcerias e deixar os projetos em domínio público. Participaram da atividade sete docentes da UFPR, 25 estudantes da UFPR (sendo 23 de graduação e dois do PPGDesign), quatro representantes da empresa ÖUS, três docentes da UFC, sete estudantes da UFC e mais seis colaboradores externos.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus