Ensino e Educação

Estudantes do Centro de Estudos do Mar realizam pesquisa sensorial

Superintendência de Comunicação Social     30 de outubro de 2018 - 17h30

O curso de Engenharia de Aquicultura, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR, realizou uma avaliação sensorial para avaliar atributos em um produto. A atividade aconteceu na última semana, com a participação dos estudantes Gabriel Polini, Giovanni Santana, Ivan Gaviolli, Ivana Santos, Ivo Spring Neto, Jefferson Inglez, Rafaely Portela, Raphael Rizzardi e Renan Perez.

Desenvolvida na Unidade Mirassol do CEM, a avaliação integra a disciplina Higiene e Qualidade do Pescado, em que os alunos estudam características de um produto. A matéria é ministrada pela professora Luciene Lima e o produto escolhido pelos estudantes de Engenharia de Aquicultura foi o camarão.

Os alunos realizaram todos os processos de um teste de avaliação sensorial de pescado. O público participante foi convidado a avaliar algumas características de duas amostras de camarão, como aspecto visual, sabor, textura e cheiro. Em seguida, os cartões de avaliação foram depositados em uma urna lacrada.

Os resultados da pesquisa serão apurados e divulgados e os estudantes também apresentarão os dados na ll Semana Acadêmica de Engenharia de Aquicultura. O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro no CEM-Mirassol.

Por Heloísa Lima.