Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes devem avaliar cursos e disciplinas do segundo semestre de 2022 a partir de segunda (13)

Os estudantes de graduação e de ensino médio técnico (15 e 18 semanas) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) devem, a partir desta segunda-feira (13), participar da pesquisa de Avaliação de Cursos e Disciplinas, que tem o objetivo de medir a percepção dos alunos quanto à infraestrutura e à qualidade dos serviços prestados pelas instâncias responsáveis pela orientação e execução de políticas que apoiam a vida acadêmica, como a Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), as coordenações e secretarias.

O acesso à pesquisa é feito pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). As informações de login são necessárias somente para segmentação dos resultados, de forma que apontem corretamente as demandas por cursos, disciplinas e setores avaliados, permitindo a atuação dos gestores em prol de melhorias. Os dados de identificação serão preservados. A pesquisa fica disponível até o dia 28 de fevereiro.

A ação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) – coordenadora da ação por meio da Secretaria Executiva de Avaliação Institucional (SEAI), em parceria com a Prograd – integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e suas pesquisas fazem parte de uma tríade avaliativa: Avaliação Interna; Avaliações Externas in loco – da instituição e dos cursos de graduação; e Enade (avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes).

A Avaliação Interna tem como objetivos estimular o autoconhecimento, impulsionar e direcionar as ações de melhorias internas e subsidiar as avaliações externas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, com fins de regulação institucional. Conforme as diretrizes do Sinaes  (Lei n.º 10.861, de 2004), os instrumentos organizam-se em cinco eixos de avaliação, divididos e abordados por triênios avaliativos.

Os questionários desta pesquisa foram desenvolvidos pela CPA e seus representantes e comissões locais de assessoramento.

Avaliação de Cursos e Disciplinas UFPR 2023 – Calendário Acadêmico 2022

Público-alvo: estudantes de graduação e de ensino médio técnico dos cursos de 15 e 18 semanas (para os estudantes dos cursos de 20 semanas, a pesquisa será aplicada de 15/05/23 a 30/05/23)

Período: 13 a 28 de fevereiro de 2023

Disponível em: Siga UFPR

Informações: cpa@ufpr.br

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...