Ensino e Educação

Estudantes da UFPR desenvolvem produtos para melhorar processos de gestão de instituição de terceiro setor

Superintendência de Comunicação Social     11 de julho de 2019 - 17h56

Ao aliar teoria e prática com resultados aplicados diretamente na sociedade, estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram produtos e serviços para o Instituto Cidade Júnior. O objetivo foi melhorar os processos de gestão da organização por meio de sistemas de gerenciamento de dados personalizados para atender às demandas do público e de parceiros. Os trabalhos foram realizados por 32 alunos durante a disciplina Produtos e Serviços da Informação.

Ao todo, estudantes do curso de Gestão da Informação criaram 13 produtos personalizados para o Instituto Cidade Júnior. Foto: Divulgação

Ao todo, os estudantes de graduação da UFPR criaram 13 produtos. Entre eles, sistema de gerenciamento de suprimentos e estoque, jogo para estímulo ao uso de bicicleta para crianças, vídeos de divulgação dos programas sociais e de cursos de orientação profissional, site com proposta de usuários transformados em vendedores, manual de processos administrativos, revista digital, aplicativo e áudio livro.

Sistema de gerenciamento de suprimentos. Imagens: Divulgação

Entre os produtos desenvolvidos está um sistema de gerenciamento de suprimentos. Imagens: Divulgação

Professora da disciplina e do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, Maria do Carmo Duarte Freitas explica que a proposta é capacitar os alunos para a elaboração e planejamento do projeto de serviço e produto informacional e conceitual, com detalhamento do escopo, atividades, tempos, entre outros. “Além da aplicação da teoria na prática, essa ação educacional promove transformações sociais e econômicas diretas e indiretas a curto, médio e longo prazo para toda a sociedade”, diz.

Estudantes criaram jogo para estímulo ao uso de bicicleta para crianças atendidas pelo Instituto. Imagem: Divulgação

Jogo para estímulo ao uso de bicicleta para crianças

A diretora de projetos do Instituto Cidade Júnior, Rejane Bressan, destaca a importância da presença da Universidade nas instituições do terceiro setor. “Essas instituições precisam entregar serviços de qualidade para a sociedade. Muitas vezes apenas a contribuição financeira de parceiros não é suficiente para implementação constante de produtos inovadores que possibilitem a melhora do desempenho dos projetos sociais”, afirma.

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Instituto Cidade Júnior atende gratuitamente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco. São prestados serviços de assistência social, de educação e intermediários de apoio à gestão de recursos humanos às entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos.

A disciplina Produtos e Serviços da Informação é ofertada no curso de Gestão da Informação da UFPR desde 2007. Os estudantes já atenderam, além das unidades internas da UFPR e do Instituto Cidade Júnior, o Tribunal de Justiça do Paraná, a Prefeitura de Curitiba, o Museu e Jardim Botânico de Curitiba e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Campo Largo.