+ UFPR

Alunos desenvolvem aplicativo para divulgar o campus de Jandaia do Sul e auxiliar calouros

Jéssica Tokarski     8 de maio de 2017 - 11h54

Alunos do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção do Campus Avançado de Jandaia do Sul desenvolveram um aplicativo para smartphone com informações sobre o campus, serviços oferecidos pela instituição e cidade. Denominada Manual do Calouro, a ferramenta foi criada com o objetivo de divulgar o Campus Avançado de Jandaia do Sul – relativamente novo, em funcionamento desde 2014 – e auxiliar os novos alunos de outras regiões na adaptação à cidade.

A ideia de um informativo digital para calouros surgiu em 2015, porém foi somente este ano que o Manual do Calouro se tornou um aplicativo e passou a ser divulgado também para a comunidade em geral. De acordo com o estudante Jonathan Kaizer, vice-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção e um dos desenvolvedores do programa, o foco é divulgar a UFPR na região. “Por ser um campus novo, poucos conhecem ou já ouviram falar da UFPR Jandaia do Sul, queremos mudar isso. Pretendemos alcançar escolas e a população geral para que, assim, conheçam a universidade que está ao alcance deles”.

Kaizer conta que inicialmente o aplicativo foi desenvolvido especificamente para Engenharia de Produção, apesar de divulgado para outros cursos. Porém, devido à ótima aceitação pela comunidade universitária já pensam em expandir a ferramenta. “A intenção é fazer algo que abranja todo o campus e que conte com funcionalidades reais, já temos algumas ideias mas precisamos estudá-las melhor”.

O aplicativo apresenta 15 tópicos com esclarecimentos úteis para os estudantes, principalmente calouros, que descrevem o que é e como funciona o Centro Acadêmico, a Empresa Júnior, a Biblioteca, outros serviços e funcionalidades da universidade e ainda disponibiliza informações sobre a cidade de Jandaia do Sul. Além disso, o programa possui o jogo “2048” que, segundo Kaizer, serve para quebrar o gelo e bater recordes com os amigos.

O Manual do Calouro está disponível para a plataforma Android e pode ser baixado pela Google Play ou por meio deste link

Confira o vídeo promocional feito por um dos membros do Centro Acadêmico: https://www.facebook.com/caenproufpr/videos/1050952501676150/.