Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de mobilidade acadêmica que estudarão na UFPR recebem as boas-vindas

Nesta quinta-feira (1º), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) deu as boas-vindas a 19 estudantes estrangeiros que, durante os próximos meses, estudarão na instituição. A recepção de acolhimento se estende ao longo do dia e continua na sexta-feira (2) com o registro do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos alunos. A iniciativa tem o apoio do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin), do Núcleo Tandem e da Agência UFPR Internacional.

Fotos: Marcos Solivan

Os estudantes são oriundos de oito países: Japão, França, Argentina, Colômbia, Alemanha, Espanha, Portugal e Uruguai. Eles ingressam na UFPR por meio convênios de mobilidade internacional para cursar nove cursos de graduação diferentes e dois de pós-graduação. Após as orientações iniciais, os alunos devem almoçar no Restaurante Universitário da instituição.

Durante a cerimônia de boas-vindas, são passadas aos estudantes estrangeiros informações sobre a burocracia universitária e sobre serviços como assistência estudantil, intercampi e restaurantes universitários. Este é um momento dedicado a esclarecer dúvidas e a apresentar as pessoas que vão auxiliá-los no processo de adaptação. Dentre a equipe que realiza este acolhimento estão dez estudantes da UFPR que atuam como tutores.

André Duarte, diretor da Agência UFPR Internacional, reforça que esta data marca o início de uma nova experiência tanto para os alunos estrangeiros, quanto para os da UFPR. “A internacionalização é uma via de mão dupla: nós acolhemos estudantes de outros países que aprenderão outras línguas e culturas e nós, com certeza, também vamos aprender com vocês, pois viveremos experiências transformadoras”.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...