Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de Jornalismo conquistam nove prêmios no Sangue Novo

O Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve nove trabalhos contemplados na 23ª edição do Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense. A premiação para estudantes que envolve faculdades do Paraná inteiro teve, ao todo, 360 projetos inscritos, divididos em 23 categorias. A cerimônia de premiação do evento, promovido anualmente pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), foi realizada no dia 1º de novembro.

Foram três primeiros lugares nas categorias videodocumentário, livro-reportagem e radiojornal laboratório; cinco segundos lugares em fotojornalismo, jornal laboratório, livro-reportagem, pesquisa em Jornalismo, reportagem escrita digital; e um terceiro lugar na categoria programa de rádio. Este foi o melhor desempenho da UFPR nos últimos anos. Em setembro deste ano, o curso de Jornalismo também ganhou três prêmios nacionais no Expocom – no qual concorreu com faculdades de todo o país.

As reportagens premiadas pelo Sindijor, produzidas pelos alunos de Jornalismo, exploram temas como a resistência boêmia dos jornalistas paranaenses à ditadura militar; a rotina de professoras que trabalham em áreas de risco; uma incursão à cidade de Altamira, no Pará; diversidade sexual; gravidez adolescente; refúgio; temas mais diversionais, como a produção de cerveja artesanal na capital paranaense; e registros históricos, a exemplo da atuação de mulheres na história do jornal Gazeta do Povo.

O professor orientador do livro-reportagem “A luta bebe cerveja”, um dos premiados no primeiro lugar, comenta que o trabalho surgiu de um projeto existente desde 2012 na UFPR e que reúne cerca de 30 entrevistas com jornalistas que trabalharam nas redações paranaenses entre 1964 e 1980. “Dessas entrevistas emergiram alguns resultados como o de que parte da resistência à ditadura se dava nos espaços de sociabilidade, ou seja, nos bares. Lá esses jornalistas se reuniam e contavam o que acontecia nas suas redações e, assim, se articulavam”, diz José Carlos Fernandes.

A partir desse pressuposto, a autora voltou a conversar com esses entrevistados e formou um acervo muito importante de depoimentos sobre esse tema, que até então era considerado uma lacuna. “O livro é uma primeira versão dessa história, mais literária e poética, da experiência dessas pessoas. Outro livro ainda será escrito, no qual as entrevistas serão decupadas e melhor exploradas.  Pode ser considerado um documento muito importante no sentido de história oral e de dar voz a quem viveu naquela época. Encontramos inúmeras pistas de que as pessoas não estavam caladas e faziam sim resistência. Esses espaços de encontro pós-fechamento eram espaços libertários”, avalia Fernandes.

Os trabalhos contemplados foram orientados pelos professores Myrian Regina Del Vecchio de Lima (videodocumentário, reportagem escrita digital e pesquisa em jornalismo), Eveline Araújo (programa de rádio e radiojornal laboratório), Ricardo Tesserolli (jornal laboratório), Valquíria Michela John (fotojornalismo) e José Carlos Fernandes (livro-reportagem e jornal laboratório).

Trabalhos de jornalismo produzidos por estudantes ganharam nove troféus no Prêmio Sangue Novo. Foto: Arquivo Pessoal

Os premiados:

1º Lugar

Videodocumentário

Curitiba cervejeira: um documentário sobre o cenário da cerveja artesanal em Curitiba e Região Metropolitana, de Karen Sailer Kletemberg e Bárbara Michelis Rubira.

Radiojornal laboratório

Jornal Comunicação: a universidade ao seu alcance, de Luísa Lis Andrade Mainardes, Valkyria Dantas Rattmann, Enzo Labre Gutierrez Gomes, Hiago Rizzi Zanolla, Giovana Vieira Frioli e Rafaela Cordeiro Rasera.

Livro-reportagem

A luta bebe cerveja, de Anna Carolina Sens da Silva.

2º Lugar

Livro-reportagem

Nossas professoras: todos os dias elas dizem “presente” ao ensino público, Amanda Lüder.

Fotojornalismo

“Resistir”, de Plínio Luís Pereira Lopes e Gustavo Schmid Queiroz.

Jornal laboratório

Jornal Comunicação – turmas do terceiro e quinto períodos de Jornalismo, representados pelo aluno Luiz Fernando Hanysz.

Pesquisa em jornalismo

“Mulheres jornalistas na redação e administração do jornal Gazeta do Povo: um estudo de memória jornalística e gênero”, de Cláudia Santos Silva, Carolina Pissaia Calixto, Enzo Labre Gutierrez Gomes e Luciana Santos Nogueira de Melo.

Reportagem escrita digital

De noite é Maria, de dia é João, de Luiz Fernando Hanysz, Amanda Gabrielli dos Santos Kurlapski, Luísa Menegatti Secco.

3º Lugar

Programa de rádio

Música e diversidade, de Luiz Fernando Hanysz.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...