A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPR, coordenadora da pesquisa, salienta que a participação dos estudantes é muito importante, pois irá nortear as políticas de ensino da instituição. Todos os estudantes de graduação podem responder à avaliação, mesmo que não tenham cursado disciplinas no segundo ciclo do ERE, pois também estão sendo analisadas a dinâmica e experiência dos alunos com seus cursos em 2020.
Além das aulas remotas, a avaliação pretende saber a opinião dos estudantes sobre o que consideram ser a alternativa mais adequada para as aulas em 2021. Considerando a conjuntura atual, se a modalidade de ensino de forma emergencial deve continuar com a oferta de novos ciclos de disciplinas em período especial ou se o calendário acadêmico deve ser retomado com aulas remotas.
Entre os temas abordados na pesquisa estão inclusão e diversidade; assistência estudantil; ensino e extensão; estágio e atividades formativas; comunicação; atendimento das bibliotecas e unidades da UFPR; sistema Siga e infraestrutura dos laboratórios. Estudantes que cursaram uma ou mais discipinas do Ensino Remoto Emergencial poderão avaliar metodologia, conteúdos e cronograma dessa modalidade.
Resultados
No site avaliacao.ufpr.br, estudantes, docentes e coordenadores podem acompanhar a participação na pesquisa em tempo integral. Na aba “Relatório”, no campo superior esquerdo da página, há filtros que permitem verificar, nos cursos e disciplinas, o número de respondentes e resultados.
A organização da pesquisa é da CPA e da Comissão Especial de Acompanhamento do Ensino Remoto Emergencial da UFPR. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail avaliacao@ufpr.br.