Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de graduação capacitam professores estaduais no preparo para Olimpíada Matemática

Nesta sexta-feira (24), professores de Matemática da rede estadual de ensino participam do Programa de Formação Olímpica para Professores de Matemática (TOPMAT), realizado pelo Departamento de Matemática (DMAT) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR). Estudantes de graduação prepararam um material didático com essa temática e deram um treinamento aos professores para que eles possam repassar aos seus alunos as ferramentas necessárias para realizar diversas provas de Olimpíada Matemática.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do DMAT e da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), participa de todas as etapas desse evento, desde o desenvolvimento do material didático até o treinamento na prática. Essa primeira edição do TOPMAT tem oito horas de duração e é realizada simultaneamente em Curitiba, Maringá, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa.

Integrantes do POTI treinam professores da rede estadual de ensino. Foto: Marcos Solivan

“Cada cidade recebe uma dupla de estudantes da graduação de Matemática envolvida com o Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI). Eles oferecem os meios e as ferramentas adequadas para uma formação essencialmente matemática”, explica José Carlos Eidam, coordenador do projeto, informando também que a ideia é expandir o número de polos na próxima edição.

Para o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra, as olimpíadas escolares são um momento de mobilização em torno de uma área do conhecimento que trabalha a motivação dos alunos. “Conseguimos uma aproximação com a SEED no sentido de reforçar ainda mais essa atividade, que é já é desenvolvida no POTI, promovendo uma formação que permita aos professores motivar seus alunos a participar das competições, além de capacitá-los para isso. Alguns dos conteúdos das provas não são curriculares, por isso queremos aproveitar essa oportunidade para ensinar mais e melhor a matemática”.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Getúlio Della Torres Júnior, afirma que atualmente o principal desafio em ensinar essa matéria para os jovens é torná-la interessante e parte do cotidiano. “Esse evento é uma possibilidade de formação que permite aos nossos docentes aprenderem e refletirem isso na qualidade de ensino e de aprendizagem dos estudantes”.

Estudantes de Matemática também desenvolveram material didático. Foto: Marcos Solivan

Um dos temas abordados no TOPMAT, a geometria, foi apresentado pela estudante de Matemática Letícia Gomes que também é professora no POTI. Ela conta que trabalhou com os professores da mesma forma que ensina os estudantes de ensino fundamental e médio atendidos pelo projeto. “Trabalhamos vários problemas discursivos, expondo conceitos de matemática um pouco mais avançados para prepará-los melhor”. As outras subáreas ensinadas são álgebra, teoria de números e combinatória.

Quando o POTI abre as inscrições, recebe um número muito grande de interessados. O projeto não consegue atender a todos os candidatos e por isso o TOPMAT tem o objetivo de capacitar docentes para que possam abrir mais polos dando a oportunidade de um aprendizado mais direcionado a outros alunos.

POTI

Desenvolvido há três anos pelo DMAT da UFPR, o Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) oferece treinamento para estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas ou particulares, interessados em participar de competições matemáticas.

A iniciativa atrai um maior número de estudantes a cada ano. Em três edições realizadas na UFPR, o POTI alcançou 66 distinções em concursos matemáticos (como a Olimpíada Brasileira de Matemática e a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas) – incluindo medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...