Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Alunos de Fisioterapia têm colação de grau antecipada

Superintendência de Comunicação Social     25 de maio de 2020 - 12h28

Para dois estudantes de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a graduação chega ao fim de forma antecipada, nesta segunda-feira (25). A colação de grau é possível devido à autorização do Governo Federal (por meio de portaria do Ministério da Educação e de Medida Provisória) para formatura de estudantes da área da saúde (Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia) que realizare75% do período de internato médico ou de estágio supervisionado. A medida vale durante a pandemia de Covid-19 e já possibilitou a colação de 92 estudantes de medicina, no início do mês. 

O estudante Ruan Michalouski concluiu 700 das 800 horas de estágio. Mesmo sem a solenidade presencial, como esperado, ele acredita que poderá contribuir na luta contra o coronavírus, uma vez que o fisioterapeuta tem o manejo técnico para recuperação respiratória do paciente. “Além de definirmos os parâmetros da ventilação mecânica, precisamos ter a sensibilidade para conscientizar as pessoas para que fiquem em casa, ressalta. 

Iara Penteado já havia concluído seu estágio supervisionado, mas estaria vinculada à disciplina até o final do semestre letivo. Por estar no grupo de risco e cuidar dos pais idosos, ela não pode atuar no momento no combate ao coronavírus. Porém, se sente preparada para trabalhar na atuação básica da saúde, assim que possível. Em sua opinião, a fisioterapia é importante no contexto atual por conta de sua atenção à saúde integral. “O trabalho do fisioterapeuta é fundamental não só no acompanhamento das ações ventilatórias, mas para dar um conforto integral ao paciente que fica muito tempo acamado”, pontua a formanda. 

Outorga de Grau remota

Os dois estudantes se juntam a outros 14 que se formaram neste mês, também de forma remota, mas que tinham o currículo integralizado. Os formandos acessam o sistema de gestão de processos eletrônicos da universidade, assistem ao vídeo do reitor lhes outorgando o grau, leem e assinam os documentos necessários – termo de aceite, juramento e ata de colação. Com isso, estarão formados e aptos a ingressar no mercado de trabalho. 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Ana Marcia Delattre Zocolotti, a formação destes profissionais reforça a participação da Fisioterapia durante e após a pandemia. Temos consciência que formamos profissionais plenamente capacitados. Muitos dos nossos alunos já estão em residência no HC e em outros hospitais, atuando na terapia intensivacom formação integral e capacidade de trabalho”, conclui. 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR