Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de escola pública mais bem classificados no Vestibular da UFPR receberão o prêmio “Flávio Prestes”

O prêmio leva o nome de Flávio Prestes, in memorian. Fotos: arquivo pessoal.

Três candidatos que estudaram exclusivamente em escola pública e tiveram os melhores desempenhos no Vestibular 2019/2020 da Universidade Federal do Paraná, sem preparação em curso pré-vestibular, receberão o prêmio “Flávio Prestes”. A iniciativa é do Rotary Club de Curitiba Leste – Distrito 4730.

A proposta partiu de Flávio Prestes Filho em homenagem ao pai Flávio Prestes, in memorian, e como forma de retribuição pela formação de quatro gerações da família na UFPR. O primeiro a frequentar a instituição foi o avô, desembargador João Isidoro Brzezinski, formado em Direito no ano de 1929. Flávio Prestes – que dá nome ao prêmio – graduou-se também em Direito no ano de 1955. Vinte anos mais tarde, Flávio Prestes Filho formou-se em Engenharia Civil e, em 1999, sua filha Priscila Prestes concluiu a Faculdade de Direito da UFPR.

“A educação proporcionada pela Universidade Federal do Paraná solidificou em nossa família o desejo de fazer o melhor e sempre com ética”, conta Flávio Filho. “A UFPR é a instituição mais desejada pelos estudantes paranaenses, pois são milhares de candidatos e poucos conseguem a aprovação no vestibular”.

O avô de Flávio Prestes Filho, João Isidoro Brzezinski, formou-se em Direito no ano de 1929. Apenas oito alunos da turma concluíram a graduação.

A neta do homenageado, Priscila Prestes, relata a importância da formação na UFPR. “Tanto na parte técnica, como pessoalmente, a formação me deu as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho e atuar na profissão que escolhi”, afirma. “Tenho muito orgulho de ser a quarta geração da família a se formar pela instituição. Sempre acreditei na excelência acadêmica da Universidade Federal e ingressar na instituição foi a realização de um sonho”.

O prêmio foi inspirado em iniciativas semelhantes existentes em outros países. “Nos Estados Unidos, por exemplo, existe essa dedicação a universidades por parte de pessoas que desejam colaborar com os estudantes”, diz Flávio. “Meu filho recebe bolsa de doutorado, destinada aos melhores estudantes da Universidade Andrews, em Michigan”.

A premiação do Rotary para aprovados na UFPR será em dólar e prevê o pagamento de $ 1.100 para o primeiro colocado, $ 500 para o segundo e o valor de $ 300 para o terceiro lugar, conforme os critérios do estabelecidos.

“Uma premiação como esta serve de estímulo para aqueles que realmente se dedicam. Meu avô sempre acreditou que a educação é o melhor caminho para se ter uma sociedade mais justa, mais igualitária. Por essa razão apoiou projetos sociais nessa área, como o Centro de Educação João Paulo II, em Piraquara, do qual foi um dos fundadores. Sinto muito orgulho deste prêmio ser dado em homenagem a ele”, conclui Priscila.

Em breve, o nome dos premiados será divulgado. O Rotary pretende manter a premiação “Flávio Prestes” nos próximos anos.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...