Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Estudantes da UFPR participam de concurso audiovisual da Andifes; assista ao vídeo sobre acesso à cultura

Superintendência de Comunicação Social     21 de janeiro de 2021 - 16h03

Na segunda etapa as produções podem ser assistidas no YouTube da Andifes e os cinco vídeos mais visualizados seguem para avaliação do júri

“Se pensar cultura é pensar nos outros, como aproximar cultura e pessoas numa pandemia? A resposta foi uma grande aglomeração virtual”. É assim que as estudantes da UFPR Mônica Ferreira e Kamilla Schreiber abrem a apresentação do vídeo inscrito na segunda edição do Concurso Audiovisual da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). A produção mostra o acesso à cultura para a sociedade possibilitado pela universidade pública.

Em cerca de um minuto, os cinco estudantes da UFPR que produziram o vídeo contam a experiência do “Movimento Conexão”, evento cultural online da UFPR que alcançou 52 mil pessoas em duas edições durante a pandemia. “A união entre universidade pública, comunidade artística e sociedade mostrou que isolamento social não é isolamento cultural”, finalizam os alunos na produção.

Vídeo mostra experiência do “Movimento Conexão”, evento cultural online da UFPR que alcançou 52 mil pessoas em duas edições na pandemia. Imagem: Agência Escola UFPR

Além da apresentação de Mônica Ferreira e Kamilla Schreiber, o vídeo tem roteiro de Victor Finkler, direção e direção de arte de Giulia Pawlow e Guilherme Olimpio Batista, que também assina a edição e finalização do material. Os cinco estudantes da UFPR também são bolsistas de graduação na Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.

Estudante do curso de Publicidade e Propaganda e bolsista na Agência Escola UFPR, Victor Finkler reforça que a proposta da produção é mostrar como a universidade pública pode levar cultura para a sociedade de uma maneira que as pessoas possam ver e entender o processo. “Decidimos usar a linguagem virtual e o layout de algo mais tecnológico, modelo que ficou tão comum em 2020 e que foi o formato do ‘Movimento Conexão’ também. Quisemos fazer algo que remetesse ao que todo mundo vivenciou em 2020”.

“A ideia é apresentar como o ‘Movimento Conexão’ foi um grande evento e um marco na UFPR. E mostrar também como a UFPR foi importante nessa pandemia, como ela cumpriu o papel de entregar cultura gratuitamente e de fácil acesso para todo mundo. Com a ajuda de toda a equipe, o vídeo ficou bem dinâmico. Foi um trabalho muito gratificante de fazer”, acrescenta Guilherme Olimpio Batista, que também é estudante do curso de Publicidade e Propaganda e bolsista na Agência Escola UFPR.

O “Movimento Conexão” foi transmitido em abril e junho do ano passado em uma realização da Agência Escola UFPR em parceria com parceria com o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade.

O concurso

O tema desta edição do Concurso Audiovisual da Andifes é “A cultura ao alcance de todos via universidades federais”. O objetivo é incentivar a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo a produção cultural produzida pelas universidades para a sociedade.

O concurso está na segunda etapa, na qual as produções dos estudantes de instituições federais de ensino superior podem ser assistidas no canal do YouTube da Andifes até 31 de janeiro. Os cinco vídeos mais visualizados seguem para avaliação do júri, na terceira e última fase do concurso. Os critérios a serem avaliados são aderência ao tema, qualidade do roteiro, qualidade de vídeo e qualidade de áudio. Serão três vencedores, com prêmios que variam entre R$ 1 mil e R$ 3 mil.

Clique aqui e assista ao vídeo produzido pelos estudantes da UFPR e bolsistas de graduação na Agência Escola de Comunicação Pública UFPR

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR