Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR constroem avião e robôs para competições

Burning Goose – Dando asas ao conhecimento

Competições nacionais têm atraído um grande número de estudantes dos cursos de Engenharia de todo o País. Os desafios em busca de recordes de eficiência e rendimento despertam o interesse dos acadêmicos e ainda funcionam como oportunidade de destaque no mercado profissional durante o período de graduação.

Avião construído pela equipe. Foto: Leonardo Bettinelli

Essa motivação é o que contagia os membros da equipe Burning Goose. São 30 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal do Paraná, que constroem nada menos que um avião.

O grupo se prepara para o campeonato nacional da SAE Brasil Aerodesign – competição anual realizada em São José dos Campos/SP pela Associação Internacional de Engenharia de Mobilidade.

Os aviões estão sujeitos à avaliação técnica de engenheiros da Embraer e precisam obedecer a alguns requisitos, como o peso máximo de 20 quilos do conjunto avião e carga, na decolagem. Os competidores aumentam a carga do avião até a aeronave falhar ou não sair do chão.

Foto: Leonardo Bettinelli

O projeto conceitual começou a ser produzido em fevereiro. A aerodinâmica ficou pronta no mês de junho e a equipe montou um protótipo, que permitiu a identificação de falhas e correções.

O capitão da Burning Goose, Nicolas Gusso, conta que se coloca à disposição do projeto 24 horas por dia e garante que a dedicação é recompensada. “Como capitão é uma experiência ímpar. Desenvolver um avião é uma tarefa multidisciplinar, isso ajuda no trabalho em equipe. Sem contar que aqui você trabalha problemas reais de administração de projetos”, explica.

A equipe de aviação da UFPR nasceu há 17 anos, já foi batizada com outros nomes e chegou a encerrar as atividades por um período. Há seis anos, retornou como Burning Goose. Edgar Predabon foi selecionado há um ano e meio. “É uma experiência que você não encontra na sala de aula, é diferente e pode nos ajudar no mercado de trabalho”, afirma o estudante de Engenharia Elétrica.

A Burning Goose participa da categoria regular do campeonato com uma aeronave de 3 quilos e que deve levar uma carga de até 17 quilos. O grupo acredita que o avião foi projetado para ficar entre os 15 primeiros da competição.

O campeonato acontece no final deste mês, mas o entusiasmo já toma conta do estudante Álvaro Bento. “Nosso objetivo é sempre ser o melhor, mas o fato de ver o avião voar é uma coisa fantástica, é gratificante ver que o seu trabalho funcionou, que as horas de sono perdido valeram a pena”, conta o futuro Engenheiro Mecânico.

Futuro profissional

Os campeonatos dão visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos estudantes. O histórico da Burning Goose mostra a proporção dos resultados, já que dois ex-capitães da equipe tornaram-se engenheiros da Embraer. A empresa também oferece vagas de estágio para os primeiros colocados.

Foto: Equipe Burning Goose

Yapira – Combate engenhoso

Foto: Leonardo Bettinelli

O robô parece um brinquedo inofensivo, pesa apenas um quilo, mas está pronto para enfrentar adversários com muita agressividade. O pequeno Gambibot é um dos robôs construídos pela equipe de robótica da Universidade Federal do Paraná – a Yapira.

Robô Gambibot.
Foto: Leonardo Bettinelli

O grupo é formado por 37 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Ciência da Computação da UFPR. Os acadêmicos projetam e constroem robôs de combate, com peso entre 500 gramas e 13 quilos.

O Yapira participa de seis campeonatos anuais e, atualmente, está em fase de preparação para a competição nacional que acontece em julho de 2018. “Dois robôs batalham até que um deles não consiga mais se locomover e a derrota é dada por nocaute. Cada robô tem seu desafio, os pesados têm que aguentar mais pancadas e os leves são difíceis de projetar”, explica o capitão do grupo, Heitor Robert, estudante de Engenharia Mecânica.

Em 2014, a equipe conseguiu uma vaga para uma competição no México e, no último ano, conquistou o terceiro lugar no campeonato Winter Challenge, na categoria Sumô Lego.

Crescemos muito com esse resultado. Agora temos seis robôs competitivos, é uma experiência única fazer parte da equipe”, diz Tomas Marques, aluno de Engenharia Mecânica.

O grupo ainda desenvolve outras tecnologias, como uma impressora 3D que dá forma a peças que são utilizadas nos próprios robôs. Além disso, o Yapira também atua em escolas. “Levamos conceitos de programação e robótica para estudantes de escolas públicas. É muito produtivo, eles se interessam e os dois lados ganham”, afirma Heitor.

O acadêmico de Engenharia Elétrica, Nathan Maruch, acredita que participar do projeto de extensão é uma grande oportunidade. “Temos um prazer enorme em desenvolver robôs e estamos aqui para aprender. Os pódios e patrocínios que alcançamos são resultados do nosso esforço, é muito gratificante”, relata.

Robô da equipe Yapira.
Foto: Leonardo Bettinelli

Financiamento dos projetos

Todas as equipes enfrentam a falta de recursos financeiros para os projetos. Os estudantes buscam patrocínio e parceria com empresas.

Dizem que quem faz o avião voar é a aeronáutica, mas não, o que faz o avião voar é o dinheiro”, afirma o capitão da Burning Goose. A aeronave tem um custo médio de R$ 5 mil. “Temos patrocinadores que nos ajudam com prêmios para rifas, ferramentas, ajuda de custo e até alimentação para a equipe”, diz Nicolas.

Outros grupos chegam a fazer vaquinha entre os membros para garantir a participação nos campeonatos.

Formas de ingresso

Para fazer parte das equipes é necessário ser aprovado em processo seletivo aberto a cada semestre.

Além da prova, os novos integrantes também podem passar por desafios e treinamentos.

 

Leia mais:

Estudantes de Engenharia da UFPR constroem veículos para competições nacionais

 

 

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...