Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR conquistam prêmio nacional de inovação

A NextCam – startup criada por estudantes da Universidade Federal do Paraná – venceu o Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2019. A premiação busca soluções inovadoras de empresas, startups e empreendedores. A 5ª edição da competição aborda o tema Saúde e Segurança no Trabalho.

Formada pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, Adriano Peniche dos Santos e Guilherme Cordeiro Vogt, e pelo egresso Luis Guilherme Dias de Souza, a NextCam utiliza a visão computacional para a redução do risco de acidentes na indústria.

Equipe receberá a premiação nacional em junho.

“Recebemos a notícia no início dessa semana e ficamos surpresos porque o edital não se limitava a estudantes, exitem players muito grandes nesse mercado”, conta Guilherme Vogt. “A aprovação reforça nosso esforço e representa, além do amadurecimento da equipe, um passo importante para a consolidação da startup”.

A equipe da UFPR receberá o prêmio no dia seis de junho, durante o ENGIE Brasil Innovation Day 2019, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Como parte da premiação, os estudantes também participarão de um evento mundial de inovação, o ENGIE Innovation Week, em Paris, entre os dias 17 e 21 de junho.

Sistema desenvolvido pela NextCam usa a inteligência artificial.

O grupo desenvolveu uma tecnologia dotada de inteligência artificial, capaz de identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa, a partir do uso de câmeras inteligentes. O software detecta situações de risco em tempo real e ainda gera relatórios que podem subsidiar a elaboração de medidas preventivas voltadas para a segurança do trabalho.

“A Engie é uma das maiores companhias de energia do mundo e iremos participar de um encontro com os diferentes projetos de inovação de outras sedes da empresa, de diversos outros países. Somos gratos ao professor James Baraniuk pela mentoria e à UFPR pela formação”, destaca Vogt.

Em abril desse ano, os estudantes foram a Boston, Estados Unidos, para a fase final da competição HackBrazil, organizada por alunos brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT (Instituo de Tecnologia de Massachussetts).

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...