Ensino e Educação

Estudantes da Austrália visitam curso de Educação Física

Superintendência de Comunicação Social     28 de novembro de 2019 - 9h35

Um grupo de dez estudantes da Quenlaand University of Tecnology (QUT), de Bribane, na Austrália, conheceu as instalações do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Paraná. A visita, financiada pelo governo australiano, foi realizada por meio de um convênio científico da QUT com o Centro de Estudos da Performance Física (Cepefis) da UFPR. Além dos estudantes, participaram da visita os professores Geoffrey Minett e Lee Wharton, e doutorando da QUT Patrick Rodrigues, formado em Educação Física pela UFPR.

Os alunos do curso de Sport Science – equivalente ao bacharelado em Educação Física no Brasil – participaram de diversas atividades práticas na UFPR, como a oficina de capoeira com o instrutor e egresso do curso Robson dos Santos. O grupo também participou de passeios em Curitiba e região.

Para Raul Osiecki, coordenador do Cepefis, a experiência é nova tanto para os visitantes, quanto para a equipe do DEF, que recebeu pela primeira vez um grupo de estudantes de fora do Brasil por um período maior. “Eles acompanharam minha aula da graduação, participaram de seminários e palestras. Também foi inédito o fato de alunos de Sport Science serem financiados para a viagem à América do Sul”.

Osiecki relata ainda que a visita rendeu parcerias, para que no futuro estudantes da UFPR também possam, assim como Patrick, ter a mesma oportunidade. “Os professores da QUT serão coorientadores em projetos de pesquisa em nossa pós-graduação e já conseguimos escrever artigos científicos juntos. Essa parceria está se materializando muito positiva”, afirma.