Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Estudante da UFPR desenvolve portal para agendamento de doações de sangue

Superintendência de Comunicação Social     1 de junho de 2020 - 11h14

A partir desta semana, as doações de sangue do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR poderão ser agendadas pela internet. Isso é possível graças à parceria do hospital com o projeto de extensão Ciência para Todos, do Setor de Tecnologia da UFPR. O portal Doação de Sangue do HC foi desenvolvido por Caio Filus, estudante de Engenharia Elétrica que trabalhou no projeto durante dois meses.  

No primeiro acesso, o doador fornecerá dados pessoais, como telefone, peso e idade. Assim, caso haja alguma restrição para a doação, o próprio sistema bloqueará o agendamento.  Após a definição do horário, o portal exibirá algumas dicas práticas para o doador antes de vir ao banco de sangue, como alimentação, endereço de coleta documentação necessária para a doação.  

Tela de agendamento, com orientações para os doadores

Qualidade no atendimento 

Além de facilitar o acesso ao usuário, os dados servirão para organizar o serviço do banco de sangue do CHC. O agendamento prévio – necessário para evitar aglomerações durante a pandemia de Covid-19 – era feito por telefone. Com o novo portal, os profissionais responsáveis pelo atendimento poderão atuar em outras atividades.   

A marcação via Internet deverá ser estendida em breve para as doações de plaqueta, que seguem protocolo diferenciado e também necessitam de agendamento.  “São doadores específicos, cuja ausência traz um prejuízo muito grande na assistência do hospital”, explica Elisangela Zem, chefe do Serviço Transfusional do CHC. 

O modelo de portal desenvolvido por Caio Filus pode ser reproduzido em outros bancos de sangue que assim desejarem. No momento, está em andamento uma parceria com o Hemepar, banco de sangue gerido pela Secretaria de Estado da Saúde. 

Inovação e impacto social 

Caio faz parte do projeto Ciência para Todos, que tem como um de seus pilares a capacitação dos alunos para desenvolver soluções de impacto social. Os alunos de graduação participam do Startup Experience, ambiente de coworking em que os alunos são incitados a mostrar soluções práticas de tecnologia. Hoje, o estudante possui uma startup de engenharia eletrônica, criada a partir de sua experiência no projeto.  

O coordenador do Ciência para Todos, professor André Bellin Mariano, relata que desde o ano passado, estudantes de vários cursos da UFPR analisam as demandas do CHC para propor soluções inovadoras“A inovação é uma nova língua que devemos falar. Ela não vem apenas de um curso, da leitura de um livro. Com este exemplo, gostaríamos que outros alunos se inspirassem em uma nova forma de gerar valor positivo para a sociedade”, destaca Mariano. 

Junho Vermelho 

O lançamento da plataforma ocorre no mês da campanha Junho Vermelhoinstituída em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O movimento é uma forma de homenagear os doadores de sangue, conscientizar sobre a importância da doação e aumentar os estoques dos bancos de sangue em todo o mundo. No dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, em homenagem ao médico austríaco Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos de sanguíneos. 

Confira aqui outras informações sobre as doações de sangue no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR durante a pandemia de Covid-19. 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Por Marjorie Kauane Teixeira, com orientação de João Cubas

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR