Extensão e Cultura

Espetáculos de música colocaram o público para dançar no quinto dia de Festival de Inverno

Superintendência de Comunicação Social     19 de julho de 2018 - 14h38

A música tomou conta do Festival de Inverno, em Antonina, na quarta-feira (18). No final da tarde, ninguém ficou parado com o show da banda Siricutico, que animou quem estava no coreto. O grupo mistura fatores lúdicos com diversos gêneros musicais.

Crianças e pais que participavam das atividades do Geplec – Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade –  emendaram uma atração com a outra. Logo nas primeiras músicas, a banda colocou o público para dançar e brincar ainda mais pela praça Coronel Macedo.

O grupo, que já se apresentou no festival, estava familiarizado com o público. Uma das músicas mais cantadas é “Bala de Banana de Antonina”, que fala sobre a guloseima popular da cidade litorânea.

As composições da banda possuem uma musicalidade lúdica, que se assemelha às canções infantis. Contudo, a Siricutico afirma que suas músicas são para gente grande também: “nossas músicas têm muitas referências de outras. Isso acaba trazendo tanto as crianças quanto os mais velhos”, contam, complementando que a faixa etária para ouvir o Siricutico vai de “zero a cem anos”.

Para o grupo, voltar a Antonina traz lembranças: “Foi aqui [no Festival] que fizemos um dos nossos primeiros shows. A oportunidade nos acolheu e abriu portas”, contam.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Siricutico, confira a página oficial.

Grupo de MPB da UFPR convida Sincopé e Vidro e Corte

Apresentação do grupo de MPB da UFPR no Theatro. Foto: Agência Prattica

O palco do Theatro Municipal de Antonina recebeu a apresentação do Grupo MPB da UFPR, que convidou os grupos musicais Sincopé e Vidro e Corte.

O repertório apresentado é uma prévia do espetáculo “A cara do Brasil”, que abordará a diversidade rítmica e melódica da música popular brasileira, a partir de seu diálogo com a tradição oral.

O Grupo de MPB foi fundado em 1994 e há menos de um ano passou por um processo de reformulação completa. Vicente Ribeiro iniciou as atividades como regente e decidiu pela ampliação do elenco de instrumentistas. Além disso, toda a equipe foi renovada. O grupo artístico, configurado como um coro cênico, apresenta como diferencial o fato de que os espetáculos produzidos são resultados de pesquisas.

“A cara do Brasil é um repertório com canções da MPB em torno da diversidade. Preparamos 5 canções que estarão no nosso espetáculo novo, previsto para o mês de dezembro. Essa foi nossa segunda apresentação”, afirmou Vicente Ribeiro.

As bandas Sincopé e Vidro e Corte são formadas por integrantes do grupo MPB da UFPR. Sincopé possui doze anos de estrada e a Vidro e Corte quatro, ambas cantaram músicas autorais.

“Participei junto com o Vicente para a seleção do nosso grupo. Todos nós estamos desde fevereiro ensaiando” disse Cris Lemos, que canta e também é preparadora vocal. Em algumas partes da apresentação, Cris dançou e o público com palmas. “Não sou profissional, mas um dia dancei no ensaio e virou uma marca”.

Trombone de Frutas

Para fechar a quinta noite do Festival de Inverno, o grupo Trombone de Frutas atraiu muitos jovens para o coreto de Antonina. A banda Curitiba mostrou personalidade, aliando humor ao carisma dos integrantes. O vocalista Conde Baltasar cativou o público com sua performance teatral, repleta de gestos e sorrisos.

A mistura de rock, bossa nova, música latina e progressiva vem da trajetória experimental do grupo. O quinteto é formado por Conde Baltasar, Rodrigo Chavez, Thiago Ramalho, Marc Olaf e Pedro Milla.

“Nós temos uma forte construção cênica em torno do vocalista (Conde Baltasar), humor e refinamento musical. Queremos deixar as pessoas curiosas”, disse o tecladista Olaf.

Considerada uma banda manifesto, o show do Trombone de Frutas lotou a praça Coronel Macedo e fez o público dançar. “O Festival de Inverno é um evento bem importante para o estado, já vim assistir aos shows várias vezes. A programação é ótima, deveria haver em mais cidades”, afirmou Olaf.

Aline Fernandes França, Larissa Nicolosi e Agência Prattica.