Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Espetáculo ‘Os 50Tões’ e oficina no Setor Litoral da UFPR abordam desafios a partir dos 50 anos

Um espetáculo de teatro e de dança que aborda os desafios a partir dos cinquenta anos e a relação dos indivíduos nessa faixa etária com a sociedade será apresentado nos dias dias 29 e 30 de março, às 20h30, no Auditório do Setor Litoral da UFPR. A entrada é franca. Uma oficina relacionada à temática também será oferecida à comunidade.

A peça, intitulada “Os 50tões”, estará em cartaz durante o ano de 2019 em cidades do interior do Paraná. “Fazer cinquenta anos é um marco na vida de qualquer um. É uma conquista e tanto chegar a meio século de idade, digna de festejo e busca-pés. É prova de que resistimos a um número de intempéries que deixou grandes campeões para trás. É quando as ilusões primárias sobre nós mesmos e sobre o mundo já acabaram e o pensamento se volta às questões práticas da vida”, afirma o ator que integra o elenco, Octavio Camargo.

O espetáculo da Cia. Radicalidade, de Curitiba, é realizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). “A parceria com a UFPR se dá pelo trabalho que a Universidade faz com a comunidade, levando em consideração que o Setor Litoral tem uma estrutura que comporta o espetáculo, para que a comunidade possa prestigiar com bastante conforto”, destaca a produtora local do evento, Tainara Baságlia. O público poderá assistir a cenas em Libras durante a apresentação.

A “Oficina Teatro Dança” será realizada no próximo sábado, 30, às 14h, no mesmo local. O conteúdo será coordenado pela companhia de teatro. “Com o objetivo de proporcionar um encontro entre as diferentes gerações, a oficina é voltada a todas as idades. Nela serão trabalhados elementos de dança, teatro, música. A intenção é propiciar o diálogo, o repasse de valores e a troca de saberes e de afetos entre as gerações e aproximar o artista da comunidade”, explica a produtora.

Roda de apresentação, dinâmicas de grupo, encenações, bate-papo sobre as experiências e filmagem da cena escolhida como a de maior representatividade da oficina serão atividades do workshop. Ao final do encontro, será realizada a “Festa Baile”. “Um microfone ficará aberto para quem quiser cantar ou se manifestar artisticamente e todos serão convidados a dançar a seleção de músicas especialmente preparada para o momento”, finaliza Tainara.

Mais informações na página da companhia de teatro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...