Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Especialistas do Brasil e do exterior vão participar de seminário sobre cidadania digital na UFPR

O diretor de Educação da Safernet Brasil, Rodrigo Nejm; o diretor de cinema Aly Muritiba; o co-fundador da canadense Execution Labs, Jason Della Rocca;  a procuradora da República Neide Cardoso e os professores Josafá da Cunha e Lucina Viana estão entre as presenças confirmadas para o Seminário Cidadania Digital, que acontece em Curitiba no dia 9 de novembro, com organização da UFPR e outras instituições parceiras do Pacto de Educação em Direitos Humanos. Além de promover a cidadania digital, o evento pretende fomentar a aplicação de tecnologias à educação em direitos humanos.

A programação do seminário inclui mesas redondas e palestras com convidados que possuem larga experiência na área. Jason Della Rocca, por exemplo, trabalha há décadas no campo de desenvolvimento de jogos digitais. O Execution Labs, dos quais foi um dos fundadores, nasceu como uma incubadora para desenvolvedores de jogos e evoluiu para uma empresa que oferece suporte a alguns dos melhores estúdios de jogos independentes da América do Norte e da Europa.

O cineasta Aly Muritiba trará para o evento a sua visão sobre ciberbullying – tema de “Ferrugem”, filme que dirigiu e que recebeu em 2018 a principal premiação do Festival de Cinema de Gramado.

Rocca e Muritiba participarão de uma mesa redonda sobre “Educação e Mídias: promoção do respeito pela diversidade”. Também farão parte da mesa a professora Lucina Reitenbach Viana, do curso de Design de Animação da Unicuritiba, e o professor Josafá Moreira da Cunha, chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR e coordenador do Projeto Aprendendo a Conviver, que está entre quatro propostas nacionais selecionadas pelo Ministério da Educação para a formação de profissionais da educação básica no campo dos direitos humanos e da diversidade.

O tema “Segurança e cidadania na internet” será abordado por Neide Cardoso, procuradora da República no Rio de Janeiro, e Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet Brasil, organização não governamental que atua para promover o uso ético, responsável e seguro da internet, com foco nos direitos humanos.

A participação no seminário é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do site www.direitoshumanos.ufpr.br.

Após o seminário, equipes especializadas em jogos digitais participarão de um festival de desenvolvimento de jogos digitais na área de Educação em Direitos Humanos – a primeira Conviver Game Jam.

O Seminário Cidadania Digital é uma parceria entre UFPR, UTFPR, UP, Unicuritiba, PUCPR), SaferNet Brasil e Ministério Público Federal.

O Pacto de Educação em Direitos Humanos

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Justiça e Cidadania em parceria com instituições de Ensino Superior.

A UFPR é pioneira em ações que promovem os direitos humanos, implantando em 2018 a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), consolidando trabalhos e projetos que refletem e promovem a garantia desses direitos.

Seminário Cidadania Digital
Data: 9 de novembro de 2018, das 13h às 18h
Local: UFPR Campus Rebouças – Rua Rockefeller, 58 (ao lado do Shopping Estação)
Entrada gratuita
Inscrições aqui.

Programação
13:00 Recepção
13:45 Boas vindas

14:00 Mesa Redonda

Segurança e Cidadania na Internet
Neide Cardoso, MPF – procuradora da República no RJ
Rodrigo Nejm, diretor de Educação da Safernet Brasil

15:00 Mesa Redonda
Educação e Mídias: promoção do respeito pela diversidade
Aly Muritiba, diretor do filme “Ferrugem”, Grafo Audiovisual
Jason Della Rocca, co-fundador do Execution Labs
Lucina Reitenbach Viana, professora do curso de Design de Animação da Unicuritiba
Josafá da Cunha, coordenador do projeto Aprendendo a Conviver – UFPR

17:00 coquetel e apresentação de pôsteres

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...