Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Especialistas do Brasil e do exterior vão participar de seminário sobre cidadania digital na UFPR

Superintendência de Comunicação Social     1 de novembro de 2018 - 15h41

O diretor de Educação da Safernet Brasil, Rodrigo Nejm; o diretor de cinema Aly Muritiba; o co-fundador da canadense Execution Labs, Jason Della Rocca;  a procuradora da República Neide Cardoso e os professores Josafá da Cunha e Lucina Viana estão entre as presenças confirmadas para o Seminário Cidadania Digital, que acontece em Curitiba no dia 9 de novembro, com organização da UFPR e outras instituições parceiras do Pacto de Educação em Direitos Humanos. Além de promover a cidadania digital, o evento pretende fomentar a aplicação de tecnologias à educação em direitos humanos.

A programação do seminário inclui mesas redondas e palestras com convidados que possuem larga experiência na área. Jason Della Rocca, por exemplo, trabalha há décadas no campo de desenvolvimento de jogos digitais. O Execution Labs, dos quais foi um dos fundadores, nasceu como uma incubadora para desenvolvedores de jogos e evoluiu para uma empresa que oferece suporte a alguns dos melhores estúdios de jogos independentes da América do Norte e da Europa.

O cineasta Aly Muritiba trará para o evento a sua visão sobre ciberbullying – tema de “Ferrugem”, filme que dirigiu e que recebeu em 2018 a principal premiação do Festival de Cinema de Gramado.

Rocca e Muritiba participarão de uma mesa redonda sobre “Educação e Mídias: promoção do respeito pela diversidade”. Também farão parte da mesa a professora Lucina Reitenbach Viana, do curso de Design de Animação da Unicuritiba, e o professor Josafá Moreira da Cunha, chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR e coordenador do Projeto Aprendendo a Conviver, que está entre quatro propostas nacionais selecionadas pelo Ministério da Educação para a formação de profissionais da educação básica no campo dos direitos humanos e da diversidade.

O tema “Segurança e cidadania na internet” será abordado por Neide Cardoso, procuradora da República no Rio de Janeiro, e Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet Brasil, organização não governamental que atua para promover o uso ético, responsável e seguro da internet, com foco nos direitos humanos.

A participação no seminário é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do site www.direitoshumanos.ufpr.br.

Após o seminário, equipes especializadas em jogos digitais participarão de um festival de desenvolvimento de jogos digitais na área de Educação em Direitos Humanos – a primeira Conviver Game Jam.

O Seminário Cidadania Digital é uma parceria entre UFPR, UTFPR, UP, Unicuritiba, PUCPR), SaferNet Brasil e Ministério Público Federal.

O Pacto de Educação em Direitos Humanos

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Justiça e Cidadania em parceria com instituições de Ensino Superior.

A UFPR é pioneira em ações que promovem os direitos humanos, implantando em 2018 a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), consolidando trabalhos e projetos que refletem e promovem a garantia desses direitos.

Seminário Cidadania Digital
Data: 9 de novembro de 2018, das 13h às 18h
Local: UFPR Campus Rebouças – Rua Rockefeller, 58 (ao lado do Shopping Estação)
Entrada gratuita
Inscrições aqui.

Programação
13:00 Recepção
13:45 Boas vindas

14:00 Mesa Redonda

Segurança e Cidadania na Internet
Neide Cardoso, MPF – procuradora da República no RJ
Rodrigo Nejm, diretor de Educação da Safernet Brasil

15:00 Mesa Redonda
Educação e Mídias: promoção do respeito pela diversidade
Aly Muritiba, diretor do filme “Ferrugem”, Grafo Audiovisual
Jason Della Rocca, co-fundador do Execution Labs
Lucina Reitenbach Viana, professora do curso de Design de Animação da Unicuritiba
Josafá da Cunha, coordenador do projeto Aprendendo a Conviver – UFPR

17:00 coquetel e apresentação de pôsteres


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR