+ UFPR

Espaço divulga Vestibular e políticas afirmativas na Feira de Cursos e Profissões

Superintendência de Comunicação Social     23 de agosto de 2019 - 17h00

Além de conhecerem toda a estrutura dos cursos de graduação e das atividades de ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os visitantes da 17ª “UFPR: Cursos e Profissões”, que ocorre até domingo, no complexo em Piraquara, também podem obter informações sobre o Vestibular e sobre as políticas afirmativas da instituição.

O espaço do Núcleo de Concursos, centralizado junto à praça do evento, também oferece a chance de os alunos fazerem a inscrição no Vestibular. O prazo abriu no dia 12 de agosto e vai até 10 de setembro. São ofertadas 5661 vagas, em 217 opções de turmas. As provas da primeira fase ocorrem dia 27 de outubro.

A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade está presente no estande, divulgando seus núcleos e ações. O Vestibular da UFPR tem um sistema de reserva de vagas, cujas informações estão disponíveis no Item 2 do seu Edital.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) também aproveitaram o espaço para interagir com os visitantes da Feira. O Neab pretende constituir um centro de referência relacionado aos estudos afro-brasileiros para articular e discutir ações na UFPR. Já o Napne se volta para o apoio, acompanhamento e articulação de ações para estudantes com necessidades educacionais especiais.

No estande do núcleo também é possível obter informações sobre o XIX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. As inscrições encerram no dia 30 de agosto e, neste ano, o concurso é realizado pela UFPR. As provas ocorrem dias 17 e 18 de novembro. Mais informações aqui.

Milhares de estudantes já passaram pelo espaço

A Feira de Cursos e Profissões leva a comunidade para a universidade, com o objetivo de apresentar projetos, cursos e atividades de ensino. No primeiro dia, mais de dez mil estudantes estiverem presentes, número que deve dobrar no segundo dia.

O evento continua até domingo, no Complexo UFPR em Piraquara, com uma programação voltada para estudantes e para a comunidade, muitos deles de outras regiões. Na sexta-feira (23), é voltado para aqueles que já se inscreverem, mas no final de semana todos podem participar. Os visitantes participam das palestras, interagem com professores e alunos da UFPRveem demonstrações e se divertem com jogos lúdicos.