UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe do ProToninhas percorre litoral de SC, PR e SP para devolutiva a comunidades

Ao longo das próximas semanas a equipe do projeto ProToninhas estará em campo para mais uma etapa de construção de diálogos com os pescadores artesanais dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Pesquisadores farão uma primeira devolutiva de resultados e também irão discutir novas direções e ideias, identificando lacunas e ajustes necessários. A atividade é parte da iniciativa Conservação da Toninha, realizada pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, pela Associação MarBrasil e outras instituições parceiras.

Reuniões presenciais envolvem grupos das comunidades pesqueiras (Foto: Divulgação)

Toninhas são animais marinhos da costa brasileira, semelhantes aos golfinhos, ameaçados de extinção. A redução populacional da espécie está relacionada à mortalidade por redes de pesca, que as capturam acidentalmente, e degradação do habitat pela poluição.

A primeira devolutiva do projeto engloba três vertentes: a integração de resultados obtidos pela percepção de pescadores sobre questões sociais, ambientais e econômicas que envolvem a sua atividade e as espécies marinhas, com enfoque na toninha; a caracterização e esforço pesqueiro em algumas localidades nos três estados e as informações obtidas durante os monitoramentos de desembarque pesqueiro. O objetivo também é identificar se o projeto está interpretando e integrando dados e conhecimentos de maneira que os entrevistados se reconheçam no conjunto.

Devido à pandemia, os encontros presenciais serão para grupos pequenos e apenas com enfoque nas comunidades acompanhadas quanto ao desembarque pesqueiro. Farol de Santa Marta, Barra Velha e Itapoá fazem parte da agenda de Santa Catarina. Na próxima semana, as reuniões serão em São Paulo, na Praia Grande, Mongaguá e entorno, na região de Ilha Bela e Ubatuba. A última semana, já em dezembro, será de reuniões no Paraná, em Shangrilá e em Matinhos. Ao final desta etapa, serão realizadas reuniões online, em que a equipe espera também o envolvimento de governo, instituições ambientais em geral, pescadores e movimentos associados, além de outros pesquisadores e grupos de interesse no tema.

A realização do Projeto Conservação da Toninha é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Petrorio, conduzido pelo Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Além da UFPR, estão envolvidos Instituto Kaosa, Instituto Aqualie, Instituto Biopesca, Gemars, LIBGeo/Univali, Projeto Toninhas/UNIVILLE, LABZoo/UDESC, FURG.

Para participar das reuniões virtuais, que ocorrerão entre 02 e 04 de dezembro deste ano, escreva para o e-mail toninhafmaii@gmail.com ou para o Whats App (41) 997024673.

Saiba mais sobre as pesquisas da UFPR relacionadas ao ambiente marinho

Sugestões

Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...
Ciência UFPR: Por que é melhor evitar produtos de higiene infantil que contêm perfume
Mesmo ligadas a dermatite e alergias, fragrâncias estão em mais de 70% dos quase 400 itens para crianças...
Setor de Tecnologia oferece especialização em estruturas na área de construção civil
O Setor de Tecnologia da UFPR lançou um novo curso de especialização lato sensu em Estruturas na área...
Doutoranda da UFPR é coautora de artigo na Science Advances sobre intervenções em mudanças climáticas
Angélica Andersen, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná...