Uma equipe formada por enfermeiros, fisioterapeutas e médicos da UTI pediátrica do Complexo HC é uma das finalistas do concurso ”Inovação no Setor Público”, que é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
O projeto concorre à premiação na categoria “Inovação em processos organizacionais no poder executivo federal” e tem como objetivo promover a segurança do paciente por meio de um sistema de vigilância para a prevenção da extubação não planejada em crianças.
A extubação não planejada é um indicador de qualidade assistencial reconhecida em instituições hospitalares no mundo todo. Portanto, quanto menor a ocorrência desse evento no ambiente da UTI, melhor é a qualidade assistencial.
“ A segurança do paciente é uma premissa de todas as instituições de saúde atualmente. Temos um problema muito frequente e comum em unidades de alta complexidade como uma UTI: a extubação não planejada, que é a perda do tubo endotraqueal durante o processo de ventilação mecânica. É um grave evento adverso que pode colocar em risco a vida do paciente”, afirma Valéria Cabral Neves, que é fisioterapeuta e uma das integrantes da equipe.
“O nosso projeto tem como característica propor soluções estratégicas e de abordagem sistemática que promovem a redução de eventos adversos. É uma ação de baixo custo, com resultados positivos com foco nas pessoas”, completa Valéria.
Os objetivos desse concurso são incentivar, valorizar e disseminar práticas inovadoras em organizações do governo federal. A próxima etapa será realizada em Brasília com a apresentação oral dos seis projetos finalistas na categoria, sendo que três serão premiados.
Experiência em escola municipal de Paranaguá (PR) registrada em dissertação do ProfCiamb da UFPR Litoral pode ser replicada […]
No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Universidade Federal do Paraná […]
A Editora UFPR lançou, na última segunda-feira (2), o Edital de Publicação 2026, que estabelece as normas e […]
Foi publicada nesta sexta-feira (30/01) a lista de aprovados na primeira chamada complementar do Vestibular UFPR 2026 para […]