+ UFPR

Equipe da UFPR visita instalações do futuro Polo EaD de Terra Roxa

Superintendência de Comunicação Social     14 de junho de 2019 - 9h23

Professores e técnicos da Universidade Federal do Paraná visitaram na quarta-feira (12) as futuras instalações do Polo de Educação a Distancia (EaD) no município de Terra Roxa, a cerca de 38 quilômetros de Palotina. A criação do Polo EaD foi aprovada pelo Ministério da Educação em 2018.

Visitaram o espaço o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Barra; a coordenadora de Integração e Políticas de Educação a Distância (Cipead), professora Maria Josele Bucco Coelho; o diretor de Apoio aos Campi Avançados, professor Helton José Alves; o vice-diretor do Setor Palotina, professor Alessandro Jefferson Sato; a arquiteta e chefe da unidade descentralizada da Superintendência de Infraestrutura, Renata Paulert e a assessora da diretoria dos Campi Avançados, Carine Aline Schwengber.

Reunião entre equipe da UFPR e prefeitura de Terra Roxa. Fotos: Maicon Barreto – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Terra Roxa

A comitiva da UFPR também participou de uma reunião com o prefeito de Terra Roxa, Altair Donizete de Padua, a equipe da prefeitura e demais autoridades. Na ocasião foram anunciadas novidades sobre aquisição dos equipamentos para instalação, processo seletivo e vestibular. A previsão é de que as aulas sejam inciadas no primeiro semestre de 2020. Após o encontro no gabinete, o grupo conheceu a estrutura do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Paulo Renato Souza, que inicialmente abrigará as instalações do polo.

O projeto “Institucionalização da EaD na UFPR” foi proposto pela Cipead, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, em parceria com a Direção de Apoio aos Campi Avançados. O vestibular para o curso de Administração Pública – modalidade EaD – deverá acontecer ainda este ano.

Na quinta-feira (13), a Cipead promoveu uma oficina formativa, com o objetivo de integrar o grupo e criar tecnologias educacionais no Setor Palotina. “Apresentamos o objetivo do projeto de Institucionalização da EaD na UFPR e a proposta do núcleo de tecnologias educacionais, que será um espaço de fortalecimento da educação híbrida”, explicou a coordenadora da Cipead, professora Maria Josele.

A comitiva também participou de uma reunião com a chefia do Núcleo Regional de Educação, em Toledo, para discutir questões sobre o funcionamento do Polo no prédio que deverá ser cedido pela Secretaria de Educação do Paraná.

Reunião com o Núcleo Regional de Educação em Toledo. Foto: Maicon Barreto – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Terra Roxa

Polo EaD Terra Roxa

O Polo contemplará inicialmente 100 vagas para o curso de Administração Pública. De acordo com o ofício do Ministério da Educação, a estrutura ficará a cargo da Prefeitura Municipal de Terra Roxa.

O Setor Palotina e a Cipead prestarão apoio às atividades e à produção de materiais didáticos para atender a realidade local.