Extensão e Cultura

Equipe da UFPR tira dúvidas sobre a Covid-19 por telefone

Superintendência de Comunicação Social     16 de abril de 2020 - 14h52

Um grupo de estudantes, médicos residentes e professores da UFPR auxilia a população com orientações sobre o novo coronavírus, pelo telefone, com o Disk Covid-19.

O serviço funciona de segunda a sexta, das 8 às 20h, pelo telefone 3212-5800. A cada turno de seis horas, quatro estudantes de medicina e um residente de medicina do trabalho tiram dúvidas da população, sob a supervisão de um docente, no Centro de Estudos do Hospital do Trabalhador (HT).

Coordenado pelos professores Adonis Nasr e Silvana K. Pimentel, o Disk Covid-19 destina-se à população em geral e a pacientes que tiveram seus tratamentos interrompidos após a suspensão das consultas eletivas no HT. “A doenças continuam em atividade. As pessoas têm dúvidas se podem voltar para o hospital, o que podem continuar tomando, se precisam de exames durante o período de pandemia”, explica Adonis Nasr.

De acordo com a equipe, a mudança constante nas orientações sobre a Covid-19 gera muitas dúvidas. Por isso, os estudantes buscam respostas no conhecimento técnico da medicina e em informações gerais a respeito da pandemia. “Nossa maior ferramenta neste momento é a informação. O que a gente puder levar para as pessoas para mudar atitudes e hábitos para combater a Covid é válido”, opina o estudante Aurenzo Mocelin.

O trabalho do Disk Covid-19 também propicia interação entre os voluntários, que têm níveis de formação diferentes. “Cada um pensa para buscar uma nova solução, um cuidado, como conversar com o paciente. Nós trocamos opiniões, para alcançarmos uma medicina mais humanizada”, pontua o médico residente do trabalho Eduardo Silveira.

O médico residente Eduardo Silveira e os estudantes de medicina Kestin Adamcheski e Aurenzo Mocelin em atendimento no Disk Covid-19. Foto: Adonis Nasr

Nasr destaca o caráter social do serviço para a formação profissional dos estudantes e para a população, que conta com uma nova forma de atendimento.  “Os estudantes poderiam estar em casa, mas eles querem ajudar, dentro daquilo que a formação permite. Quando passar a pandemia, este serviço vai encontrar outra função e a tendência é que permaneça. É um ganho muito grande para a população que tem uma informação técnica, oficial e profissional”, conclui.

Alunos de medicina e enfermagem da UFPR e de outras instituições interessados em colaborar com o trabalho, de forma voluntária, podem entrar em contato pelo número do Disk Covid-19.  A equipe também criou uma página no Facebook e um perfil no Instagram para divulgar a iniciativa.

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus