Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe da UFPR resgata lobo-marinho-do-sul vivo para reabilitação

Uma equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou o atendimento de um lobo-marinho-do-sul vivo, avistado nas praias de Guaratuba, litoral paranaense. O animal, que é um macho juvenil e estava no costão rochoso da praia central de Guaratuba, foi contido e submetido a uma série de exames.

 

Registro do resgate (Reprodução de vídeo do LEC/CEM/UFPR)

A equipe avaliou a saúde do lobo, fez a microchipagem, descoloração do pelo para fácil reconhecimento, coletou amostras de sangue e outros procedimentos, como testes rápidos de cinomose. O animal foi encaminhado para o CReD – Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde da Fauna Marinha para uma avaliação mais cuidadosa e atendimento de seus parâmetros de saúde.

A espécie possui o hábito migratório e, ao longo do inverno, desloca da costa da Argentina e Uruguai em busca de alimento. É comum que ao longo do trajeto parem na faixa de areia para descanso e com frequência são avistados nas praias dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Caso você aviste um pinípede, baleia, tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada, entre em contato com a a equipe pelo telefone: 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR monitora o Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

UFPR firma parceria com a Unesco e lança coalizão para reunir pesquisadores pela Década dos Oceanos

Uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Unesco mobilizará ações relacionadas à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, estipulada pela Organização das Nações Unidas para os anos de 2021 a 2030. A “Década do Oceano” construirá uma estrutura comum para que a ciência oceânica garanta a implementação da Agenda 2030 no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Na UFPR, a ação começou a ser articulada pelo Programa de Pós Graduação em Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos. Com a formação de uma rede colaborativa de pesquisadores, o grupo lançou um perfil no Instagram com um desafio para a sociedade pelo desenvolvimento sustentável. Foram mais de 1400 perfis engajados na campanha “30 dias pelos Oceanos”.

Saiba mais aqui

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...