Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe da UFPR participa de eventos nacionais de Matemática no IMPA

Professores e estudantes da Universidade Federal do Paraná participaram de dois eventos científicos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) – o I Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas (I EBMM) e o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática. As atividades aconteceram no final do mês de julho, no Rio de Janeiro, e proporcionaram ao grupo a oportunidade de apresentação de trabalhos de iniciação científica e de pesquisa em Matemática.

Formada por 23 acadêmicos de Matemática, três de Matemática Industrial, um de Física, um de Estatística, um de Engenharia Civil, um do Programa de Pós-Graduação em Matemática e quatro professoras da UFPR, a caravana contou, ainda, com a participação de seis alunas de ensino médio, bolsistas do CNPq pelo projeto “Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes”, coordenado pela professora da Elizabeth Wegner Karas.

Caravana da UFPR. Foto: arquivo pessoal.

A programação recebeu apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantes, Pró-Reitoria de Administração, Departamento de Matemática, Centro Acadêmico de Matemática, Centro Acadêmico de Matemática Industrial, coordenação dos cursos de Matemática e Matemática Industrial e do Programa de Pós-graduação em Matemática.

“A participação em eventos científicos é de fundamental importância para divulgar o que a UFPR está fazendo em termos de pesquisa, oportunizar aos alunos a apresentação de seus trabalhos, ampliar as redes de contato, conhecer outras instituições”, avalia a docente Elizabeth. “Uma caravana como esta, que envolve professores e alunos de diferentes estágios do ensino médio à pós-graduação, cria uma socialização e uma parceria muito grande que fortalece a interação e o interesse pelos estudos”.

Grupo da UFPR na Biblioteca Nacional. Foto: arquivo pessoal

Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas

A baixa representação de mulheres na área de Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática é considerado um fenômeno mundial preocupante para a ciência, dado que a diversidade está no cerne da pesquisa e da inovação.

A ideia da caravana surgiu como uma extensão das atividades do projeto “Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes”, com o objetivo de estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em Matemática.

Colóquio Brasileiro de Matemática

De 29 a 31 de julho, o grupo da UFPR também esteve no 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, com mais de 1 mil participantes. Realizado bianualmente desde 1957, o Colóquio é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira.

Participaram da programação alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, além de grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de renome internacional.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...