Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Entidade internacional de química seleciona docente da UFPR para ação que celebra 150 anos da tabela periódica

A ação que a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) — uma das principais associações internacionais dessa área de conhecimento — está promovendo em alusão aos 150 anos da tabela periódica, completados em 2018, terá participação de uma docente do Departamento de Química da UFPR, Elisa Sousa Orth.  De julho de 2018 a julho de 2019 a Iupac selecionará um cientista por mês para representar um elemento químico da tabela — são 118 no total.

Até este mês, foram selecionados 48 pesquisadores, entre eles Elisa, que representará o elemento cromo. Contando com a docente da UFPR, a lista tem até agora dois cientistas brasileiros.

“Fiquei bastante honrada com o reconhecimento e o prêmio”, conta Elisa, que recebeu, em 2015, o Prêmio Para Mulheres na Ciência, entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Na UFPR, a professora coordena o Grupo de Catálise e Cinética (GCC).

Comemoração

Chamada de  Periodic Table of Younger Chemists (“tabela periódica de jovens químicos”, em tradução livre), a comemoração da Iupac também marca os cem anos da entidade e o Ano Internacional da Tabela Periódica, celebrado em 2019.

A ideia da Iupac é escolher oito cientistas por mês. Os elementos químicos serão representados segundo a ordem de descobrimento deles. Os últimos elementos serão revelados na assembleia geral da Iupac e no Congresso Mundial de Química, que serão realizados em Paris em julho de 2019.

De acordo com a associação, a tabela periódica resultante das seleções “destacará a diversidade de carreiras, criatividade e dedicação dos jovens químicos que nos levam ao próximo século”.

Sobre a Iupac

Fundada em 1919 e sediada na Carolina do Norte (Estados Unidos), a Iupac é a autoridade mundial em nomenclatura e terminologia química.

Entre essas atribuições está a nomeação de novos elementos na tabela periódica e o desenvolvimento de métodos padronizados de medição.

Para saber mais sobre a ação, acesse o site da Iupac.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...