Engenharia Ambiental abre inscrição para 15 vagas de mestrado

Preparação de aeromodelo para medição ambiental na atmosfera - Foto: Arquivo ACS

O mestrado em Engenharia Ambiental da UFPR está com inscrições abertas para seleção de 14 graduados das diversas áreas de conhecimento, mais uma vaga para servidores ─ docente ou técnico administrativo ─ da Instituição. Interessados têm prazo até o dia 18 de outubro para efetuar a inscrição, que deve ser feita integralmente via on-line (http//dodo.lemma.ufpr.brdoku.php?id=wiki:processo_seletivo).

A seleção dos candidatos ocorrerá em três etapas: a 1ª será uma prova com 20 questões de múltipla escolha, e é eliminatória. A 2ª fase é composta por 30 questões de múltipla escolha. A terceira e última etapa será de redação e defesa presencial de currículo. O processo seletivo tem início dia 26 de outubro próximo e encerra em fevereiro de 2014. Os candidatos selecionados poderão ganhar bolsas institucionais, concedidas pela Capes e CNPq, de acordo com a classificação obtida nas fases 2 e 3 do processo.

Apesar de não haver restrição para profissionais de área que não seja Engenharia Ambiental, dirigentes do Programa de Pós-Graduação deste curso alertam os candidatos para o conteúdo programático que será exigido nas provas. Na primeira, por exemplo, serão oito questões de Cálculo e Estatística Básica e doze de Ciências Ambientais. Já a segunda, será composta de cinco questões para cada uma das áreas de Matemática; Probabilidade e Estatística; Mecânica dos Fluídos; Termodinâmica; Química Ambiental e Ecologia. A última etapa é composta de redação de no máximo mil caractéres e deverá abordar os interesses de pesquisa e as pretensões profissionais dos candidatos. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail ppgea@ufpr.br ou pelo fone 41- 33613012.

Celsina Favorito