Extensão e Cultura

Enfrentamento à violência contra mulher é tema de fórum na UFPR Litoral

Rodrigo Choinski     22 de novembro de 2018 - 15h38

No dia 26 de novembro, a UFPR Litoral promove o evento “TODAS/OS POR UMA – II Fórum de Entrentamento à Violência Contra a Mulher: violência doméstica e familiar”. O encontro é organizado pela Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPR Litoral (Sepol) e visa dar maior visibilidade ao tema. A participação é livre e aqueles que quiserem o certificado de participação precisam preencher um formulário de inscrição online.

Na programação do evento estão previstas rodas de conversa sobre a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher e orientação de atendimento.

A estudante do curso de Serviço Social, Bárbara Antunes Silva, uma das organizadoras, frisou que apesar de avanços recentes a situação de violência contra mulher se mantém. “A violência contra a mulher é considerada um tema de saúde pública no Brasil de tão grave e presente nos cotidianos das mulheres. Nos últimos anos o assunto tem sido abordado com mais veemência em decorrência, também, da Lei Maria da Penha e as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, no entanto os índices ainda são alarmantes” explica. Em agosto, Silva conduziu uma pesquisa entre as estudantes da UFPR Litoral e apontou que inclusive entre elas o índice de violência é alto.

Em agosto, Silva conduziu uma pesquisa entre as estudantes da UFPR Litoral que apontou que inclusive entre elas o índice de violência é alto.

“Um dos resultados que esperamos obter desse evento é a construção coletiva de um calendário de ações sobre o tema para o próximo ano, colocando o assunto em pauta mais vezes dentro da universidade e buscando formas de atuar também na comunidade, pois se a violência se manifesta diariamente na vida das mulheres, seu enfrentamento também o deve ser”, conclui Silva.

Feito por elas

Na programação do evento está previsto um espaço que promove a arte e comercialização de produtos feito por mulheres, as interessadas em expor seus produtos podem se inscrever por meio deste formulário.

Serviço
Data: 26 de novembro, segunda-feira
Local: Campus da UFPR Litoral – Matinhos/PR
Horário: a partir das 9h00 (ver progrmação completa abaixo
Formulário da atividade “Feito por elas”
Formulário inscrição – necessário para obter o certificado

9h00: Abertura do evento.
9h20 – 12h30: Roda de conversa “A violência doméstica e familiar contra a mulher: agentes, manifestações e prevenção”.
Convidadas:
* Anna Carolina e Ana Maria (Promotoras Legais Populares – Curitiba)
* Graciele Babiuk (Assistente Social UFPR – Curitiba)
* Heliana Hemérito (Rede de Mulheres Negras – Curitiba)
* Manu Aguiar (Manu Aguiar Palestras – Matinhos)
* Roseli Isidoro (Ministrante palestras sobre violência de Gênero – Curitiba-PR)
Local: Auditório UFPR Litoral

14h00 – 18h00: Atividade “FEITO POR ELAS! Arte e comercialização de produtos feito por mulheres”.
Local: Espaço entre blocos UFPR Litoral

15h30 às 17h30: Atividade “JUNTAS SOMOS MAIS FORTES” – encontro com as mulheres da UFPR Litoral para construir o calendário de ações para o ano de 2019.
Local: Auditório UFPR Litoral

19h30 – 22h00: Roda de conversa “Todas/os por uma! Orientações sobre o atendimento da mulher em situação de violência doméstica e familiar”.
Convidadas:
* Joelma e Bárbara (Assistente Social e Estagiária da SEPOL – UFPR Litoral)
* Káthia (Assistente Social CREAS – Pontal do Paraná)
* Sâmia Coser (Delegada – Polícia Civil de Matinhos)
* Silvana Escorsim (Professora do Curso de Serviço Social da UFPR Litoral)
* Tatiana Balbino (Assistente Social do Sócio Jurídico e integrante do Conselho de Mulheres -Pontal do Paraná)
* Tânia Guarilha (Assistente Social Secretaria de Saúde – Pontal do Paraná);
Local: Auditório UFPR Litoral

22h00 – 22h20 – Encerramento.