Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Energi UFPR: lançada nesta segunda (23), campanha destaca ações de infraestrutura e pesquisa para eficiência energética

Parte dos projetos de eficiência energética que reúnem Universidade Federal do Paraná (UFPR), Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma campanha de conscientização da comunidade acadêmica começa nesta segunda-feira (23), por meio do projeto Energi UFPR, que reuniu as ações. Os esforços integrados visam a promover a UFPR em modelo de autossustentabilidade e de uso inteligente de energia no Paraná.

A abertura da campanha está marcada para as 18 horas desta segunda, por meio de evento online com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, seguida de uma conversa com os responsáveis pela campanha, os professores Carol Calomeno, do Departamento de Design Gráfico; e Aryovaldo de Castro, do Departamento de Comunicação Social. O evento será transmitido ao vivo por este link.

Energi UFPR: campanha destaca ações de infraestrutura e pesquisa para eficiência energética na universidade
Além de lançar seu site próprio, o Energi UFPR divulgará ações informativas e de conscientização pelos veículos de comunicação da UFPR em novembro e dezembro. Arte: Energi-UFPR sobre foto Depositphotos alterada por Ary Azevedo Jr.

Em seu site próprio, o Energi UFPR disponibiliza informações sobre o uso inteligente de energia, que deve guiar o cotidiano da universidade nos próximos anos. Essas informações também serão disseminadas semanalmente por meio de notícias neste Portal da UFPR, de postagens nas redes sociais da universidade e do Informativo UFPR (via e-mail e celular).

A campanha busca esclarecer sobre as ações dos projetos, que englobam pesquisas, indicadores energéticos para análises do consumo de energia da universidade, mudanças na infraestrutura — tais como a troca de cerca de 56 mil lâmpadas e a entrada em funcionamento da maior usina solar fotovoltaica do Paraná –, e a adoção de práticas sustentáveis. A campanha é coordenada pela Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice) da UFPR, com base nas ações centralizadas no Departamento de Engenharia Elétrica (UFPR).

Os projetos de eficiência energética são resultado de editais da Copel e da Aneel que garantiram cerca de R$ 19 milhões, mais contrapartidas, para iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, e demais projetos de eficiência energética, inicialmente nos campi de Curitiba e de Palotina, com editais lançados a partir de 2016.

A estimativa é que a soma de esforços proporcione à UFPR economia de R$ 1,5 milhão por ano com energia.

Veja os temas abordados:

23/11: Lançamento da campanha
30/11: Usina solar
07/12: P&D e PEE
14/12: Etiquetagem
21/12: Iluminação

Ações recentes de eficiência energética na UFPR: construção da maior usina fotovoltaica do Paraná; laboratórios de pesquisa na área; etiquetagem de eficiência energética nos prédios; instalação de lâmpadas LED. Fotos: André Filgueira/Sucom-UFPR, 2019
Ações de eficiência energética na UFPR: construção da maior usina fotovoltaica do Paraná; laboratórios de pesquisa na área; etiquetagem de eficiência energética nos prédios; instalação de lâmpadas LED. Fotos: André Filgueira/Sucom-UFPR, 2019

Conheça abaixo os eixos de atuação do projeto:

Inspiração inteligente

A UFPR fomenta a realização de pesquisas que possibilitem a otimização da produção, distribuição e consumo de eletricidade. Para isso, estimula o conhecimento científico com os Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Eficiência Energética que visam a redução dos gastos com eletricidade através da instalação de fontes renováveis de energia, otimização dos meios de transmissão e estímulo ao consumo consciente.

Os projetos são realizados pela Fundação de Apoio da UFPR (Funpar) e pela própria instituição, com a finalidade de implementar ações que dizem respeito ao uso mais eficiente de eletricidade. O Projeto de Eficiência Energética é realizado com o apoio da Copel e Aneel, além da colaboração de professores, servidores e alunos do Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Arquitetura, Departamento de Física, Setor de Artes, Comunicação e Design e Superintendência de Infraestrutura da universidade.

Indicadores energéticos

Para obter dados sobre o consumo de energia na UFPR, além das informações das faturas de eletricidade fornecidas pela Copel, foram instalados 110 medidores de grandezas elétricas nos diversos campi de Curitiba. Isto fornece mais informações para a avaliação e otimização do fluxo energético com a efetivação dos Indicadores de Desempenho Energético (IDEs), que fazem o controle e análise dos dados, apontando deficiências estruturais que acabam dificultando o uso eficiente de energia, entre outros. Os IDEs são apresentados por grandezas que usam área, volume de usuários e consumo, facilitando a compreensão do funcionamento do sistema de energia da universidade.

Para definir as diretrizes das ações de eficiência energética, a UFPR implementou em 2019 a Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice), formada por uma equipe multidisciplinar de docentes e servidores que definem as prioridades e as metas a serem alcançadas. Com o objetivo de otimizar o consumo energético da universidade e conseguir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), emitida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), nasceu o Energi, cujo o papel é essencial para dar vida aos projetos de melhorias em eficiência energética na universidade.

Conhecimento multidisciplinar

No âmbito do Energi são feitos estudos nos campi da UFPR que avaliam a qualidade de iluminação, fazem adequações no projeto elétrico, analisam faturas de energia e realizam a autoavaliação de desempenho energético dos prédios universitários. Com os dados obtidos, elaboram os indicadores de desempenho energético, que servem de guia para a realização de otimizações quanto ao uso inteligente da eletricidade.

A Universidade Federal do Paraná, através do Energi, está realizando a autoavaliação do nível de eficiência energética de edifícios públicos segundo a metodologia do Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ-C) do Inmetro. Para determinar o grau de eficiência de uma construção em termos de iluminação, construção e conforto térmico são analisadas características referentes a envoltória, iluminação e condicionamento de ar das edificações.

O Bloco PL da Engenharia Elétrica deverá ser o primeiro prédio da UFPR a receber a etiqueta. Além disso, o Energi está formando uma equipe técnica preparada para realizar a autoavaliação dos blocos PK e dos blocos didáticos no campus do Centro Politécnico. Futuramente toda a universidade será avaliada pelos critérios de conservação de energia.

Práticas sustentáveis

Outras ações do Projeto de Eficiência Energética são a instalação da maior usina pública fotovoltaica do Paraná, construída no estacionamento do campus Politécnico. Também a instalação de painéis solares em blocos da Engenharia Elétrica e no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, além da troca de mais de 50 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED em pontos diversos da universidade, com o descarte responsável das lâmpadas antigas. Iluminação mais eficiente e econômica com respeito ao meio ambiente.

E como sustentabilidade não se resume a eficiência energética, a UFPR também atua no esclarecimento da importância do uso inteligente da eletricidade nos seus campi. Através do Energi são divulgadas ações de eficiência energética que ocorrem na universidade, alimentando a comunidade universitária de informações que geram reflexão e estimulam a adoção de práticas simples e sustentáveis no dia a dia de todos.

(Com informações da Energi UFPR)

Leia outras notícias sobre o Energi UFPR aqui

Acesse o site do Energi UFPR neste link

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...