Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro internacional marca comemoração dos dez anos do curso de Letras-Polonês da UFPR

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2019, a UFPR sediou o “I Encontro Internacional de Estudos Poloneses”, promovido pelo Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac). Apresentações artísticas e culturais marcaram a comemoração dos dez anos do curso de Letras-Polonês da Universidade, o único na América Latina, criado em 2009.

A apresentação do Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla deu início à programação do encontro no dia 30 de novembro. A abertura oficial contou com pronunciamentos de representantes da UFPR e da vice-cônsul da República da Polônia em Curitiba, Dorota Ortyńska.

A apresentação do Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisła no pátio da Reitoria da UFPR abriu a programação do evento. Foto: Divulgação

Três universidades parceiras do curso também foram representadas. Jolanta Tambor, diretora da Escola de Língua e Cultura Polonesas da Universidade da Silésia; Renata Przybylska, diretora do Setor de Polonística da Universidade Iaguelônica; e Jerzy Mazurek, professor do Instituto de Iberística da Universidade de Varsóvia, marcaram presença.

Os discursos destacaram a longa presença da língua e da cultura polonesa na UFPR – por meio de cursos e especializações oferecidos desde 1982 – e a criação do curso de graduação em Letras-Polonês, em 2009. Nas falas, agradecimentos aos professores Regina Przybycien e Eduardo Nadalin pela contribuição nesse processo.

Inicialmente, a formação em Polonês estava vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem). Em 2015, passou a integrar o Depac. Atualmente, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o trabalho em torno da língua, da literatura e da cultura polonesa se consolida na Federal do Paraná e no Brasil. 

No domingo, 1, apresentações teatrais abertas ao público foram realizadas no Memorial de Curitiba. Na peça “Sanatorium”, três contos do escritor polonês Bruno Schulz foram levados ao palco pelo grupo “A Turma do Dionísio”, do Rio Grande do Sul. A performance “Erradicação” trouxe uma reflexão sobre identidade e diferenças culturais baseada na memória de imigrantes poloneses na América do Sul. A apresentação tem autoria de Maciej Rozalski, artista polonês e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O Encontro contou com 180 inscritos de regiões do Brasil, da Polônia e da Itália, entre professores e pesquisadores, estudantes e membros das comunidades não-acadêmicas. Foto: Divulgação

A programação também contou com conferências, oficinas, mesas-redondas e simpósios temáticos. Entre outros temas ligados à história da Polônia e à migração, foram discutidos língua, literatura e cultura polonesas. Houve também o lançamento do livro “Não cheguei a Treblinka a tempo”, de Irit Amiel, em edição bilíngue organizada por Piotr Kilanowski,  professor da UFPR.

O “I Encontro Internacional de Estudos Poloneses” recebeu 180 inscritos do Brasil, da Polônia e da Itália, entre professores e pesquisadores, estudantes e membros das comunidades não-acadêmicas. Em vários momentos, foi ressaltada a importância do curso de Letras-Polonês da UFPR, em Curitiba, região marcada pela presença da imigração polonesa no Brasil. Para 2020, está prevista a oferta da Licenciatura em Letras – Polonês e Português e do Bacharelado em Letras – Polonês.

Confira a página do Wisla no Facebook.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...