Ciência e Tecnologia

Encontro de pesquisadores em Comunicação debate diversidade cultural

Superintendência de Comunicação Social     7 de novembro de 2012 - 9h47

cartaz do evento

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná realiza entre 20 e 22 de novembro, o IV Encontro de Pesquisa em Comunicação (Enpecom). O evento ocorre no Sesc do Paço da Liberdade em Curitiba (Praça Generoso Marques, 189) e tem como tema “Comunicação e Diversidade Cultural”.

Direcionado a professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, o Enpecom contará com quatro grupos de trabalho: Comunicação, Cultura e Sociedade, Comunicação, Cultura e Política, Comunicação, Cultura e Educação e Comunicação, Cultura e Diferença.

Segundo a coordenadora do Enpecom, professora Regiane Ribeiro, falar de diversidade na América Latina é discutir todos os processos comunicacionais. “Somos uma cultura híbrida por natureza. Poder realizar um evento que aborda tais questões através das pesquisas em comunicação é uma responsabilidade e uma oportunidade para pensarmos a este respeito.”

O evento contará com a presença de referências no campo da comunicação e cultura. Na noite do dia 20, haverá palestra com Jorge A. González Sánchez, da Universidad Nacional Autónoma de México e com Bruno Fuser, da Universidade Federal de Juiz de Fora. No dia 21, a palestra será proferida por Cremilda de Araujo Medina, da Universidade de São Paulo e por Maria Rita César, da UFPR. Silvio Demétrio, da Universidade Estadual de Londrina, ministrará a palestra de encerramento no dia 22.

Além das palestras, o encontro terá uma ampla programação cultural, com destaque para lançamentos de livros e exposição fotográfica.

O prazo para submeter artigos ou para se inscrever como ouvinte vai até 14 de novembro. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo site www.enpecom.ufpr.br.

texto de Amanda Pofahl, com informações da Agência Experimental de Relações Públicas da UFPR (Prattica).