Ensino e Educação

Enade 2020: provas serão em 22 de novembro; consulte os cursos que serão avaliados neste ano

Camille Bropp     7 de janeiro de 2020 - 16h15

Segundo portaria divulgada no dia 6, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade) 2020 serão aplicadas no dia 22 de novembro para cursos vinculados a 30 áreas. Voltado a graduandos em situação regular, o Enade é usado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar os cursos de graduação e é componente curricular obrigatório.

As áreas de conhecimento serão as contempladas no Ano II, o que inclui cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; licenciaturas nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; bacharelados nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; e cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

O ciclo avaliativo abrange os seguintes cursos:

Grau de licenciatura

Artes visuais
Ciências da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Educação física
Letras – inglês
Letras – português
Letras – português e espanhol
Letras – português e inglês
Pedagogia

Grau de bacharelado

Ciências da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Design
Educação física
Sistemas de informação

Grau de tecnólogo

Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Tecnologia em redes de computadores

O Inep informa que divulgará em breve edital com cronograma, prazos e demais procedimentos do Enade 2020.

IGC

As notas no Enade (na soma dos ciclos) são um dos conceitos usados na fórmula que resulta no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior.

No IGC de 2018, divulgado no ano passado, a UFPR se destacou como uma das 42 instituições do Brasil com maior conceito no IGC, entre 2.052 avaliadas. Na região Sul, oito universidades obtiveram a nota e, no Paraná, a UFPR foi a única nessa situação.

(Com informações do Inep)

Leia mais notícias sobre os IGCs da UFPR neste link