Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Empresas Juniores da UFPR oferecem serviços em Curitiba e no interior do Paraná

A estudante de Turismo, Andréia Silva, é integrante da empresa júnior Trilhas desde o início do ano. Foto: Nicolle Schumacher

A transição entre a universidade e o mercado de trabalho deixou Andréia de Souza Silva preocupada ao ingressar no ensino superior sem experiência profissional. Mas já nos primeiros dias de aula, a acadêmica conheceu a Trilhas – a empresa júnior do curso de Turismo. “Na empresa eu conheço áreas novas de atuação, faço contatos profissionais e isso também chama atenção em entrevistas de emprego que faço. É algo para aprimorar meu currículo”, afirma.

A Trilhas é uma das 25 empresas juniores (EJ) da Universidade Federal do Paraná federadas ao Núcleo de Empresas Juniores (NEJ). As EJs envolvem estudantes das mais variadas graduações e estão localizadas em Curitiba, Pontal do Sul, Jandaia do Sul e Palotina.

A proposta das empresas é proporcionar a vivência profissional, com o desenvolvimento de projetos e serviços, sob orientação de docentes da UFPR.

De acordo com o Núcleo de Empresas Juniores, que apoia EJs da UFPR, uma empresa júnior fornece aos membros desenvolvimento em três principais esferas: gestão, projetos e empreendedorismo. “Na parte de gestão, os membros aprendem sobre a estrutura interna de uma empresa, gerenciamento de rotina e trabalho em grupo. Com os projetos, coloca-se o conhecimento da sala de aula na prática por meio de consultoria para empresas de pequeno e médio porte. Os serviços são pagos e o recurso é utilizado para manter a empresa e capacitar os membros”, afirma Beatriz Silvestre, membro do NEJ.

O Núcleo aponta ainda que o desenvolvimento da cultura empreendedora se dá pelo networking, com a troca de experiências e capacitações fornecidas pela rede de empresas juniores.

“Todo esse desenvolvimento gera um ciclo de impacto, que começa com um empresário júnior comprometido e capaz, trabalhando em grupo. Tal impacto chega à universidade pela presença de alunos mais preocupados com a realidade do Brasil e pró-ativos para fazerem a mudança; atinge ainda o mercado e o próprio País, com projetos direcionados para pequenas e médias empresas e com pós-juniores que lutam pela missão do movimento empresa júnior de transformação do Brasil”, destaca Beatriz.

 

Maris – Empresa Júnior de Oceanografia

Há 15 anos no mercado, a Maris – Empresa Júnior de Oceanografia atua no litoral paranaense e região, nas áreas biológica, física, geológica, química e socioambiental, oferecendo consultoria marítima, costeira e offshore.

“Pensamos que a experiência no movimento empresa júnior é muito norteador em relação a área de estudo em si, demonstrando ainda na graduação como é o mercado de trabalho e desta forma nos capacitando ainda mais. Participar de uma empresa júnior é um diferencial profissional muito importante”, destaca a diretora de Marketing e Comunicação da Maris, Yasmim Barbieri.

Entre os projetos da Maris está o Mapeamento Pedológico das Reservas Naturais Salto Morato (PR) e Serra do Tombador (GO), financiado pela fundação Boticário. Os acadêmicos explicam que informações contidas num levantamento pedológico são essenciais para a avaliação do potencial e das limitações de uma área, constituindo uma verdadeira base de dados georreferenciada para estudos de viabilidade técnica e econômica de projetos e planejamento de uso, manejo e conservação de solos.

A empresa também participa de um programa de extensão, resultado da parceria entre o Centro de Estudos do Mar (CEM-UFPR) e o Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho. “A proposta aborda questões ambientais e conhecimento científico, com grande correlação e transversalidade, trabalhados de forma integrada. Os projetos procuram explorar e valorizar as potencialidades da localidade onde as instituições estão situadas”, explica Yasmim.

 

Criatec – Setor Palotina

Fundada em 2011, a Empresa Júnior Criatec foi constituída inicialmente por estudantes dos oito cursos de graduação do Setor Palotina. As atividades iniciais eram voltadas para eventos, projetos na área de pesquisa com empresas privadas e cursos de capacitação para a comunidade acadêmica e do município de Palotina.

“A partir de 2016, a empresa naturalmente foi sofrendo alterações dos integrantes presentes, passando para um grupo homogêneo de acadêmicos do curso de Agronomia”, explica o estudante Eric Dalpiaz, representante da EJ.

Todas as atividades contam com suporte técnico de professores para o desenvolvimento dos projetos. Atualmente, a Criate busca criar uma identidade empresarial.

“Estamos identificando possíveis oportunidades de serviços na área agronomia, bem como agregar serviços técnicos que contribuam para a formação de nossos membros. A participação dos acadêmicos na Criatec é de fundamental importância para quem busca vivenciar o desenvolvimento do trabalho em grupo, gestão pessoal, liderança e empreendedorismo, estas são práticas corriqueiras no dia a dia de nossos membros”, conclui Eric.

 

Trilhas – Empresa Júnior de Turismo

Membros da Empresa Júnior Trilhas. Foto: Nicolle Schumacher

Formada em Direito, Jaqueline Ferreira decidiu buscar uma nova graduação e ingressou no curso de Turismo da UFPR. “Eu trabalhava na área pública e quando me apresentaram a Trilhas percebi que seria uma oportunidade de conhecer o funcionamento de uma empresa privada, embora as EJs não tenham fins lucrativos. Percebi que é isso que gosto e vou focar na área empresarial”, conta a atual presidente da empresa júnior.

O grupo de 17 estudantes organiza eventos, palestras e até minicursos. Em 2017, a Trilhas foi contratada pela prefeitura de Quatro Barras para uma pesquisa de demanda durante um mês.

“A Trilhas ainda é pequena comparada com outras empresas juniores da UFPR. Sempre participamos de reuniões e ficamos motivados com os resultados de outras EJs, chegar lá é um sonho que temos. Também não queremos a quebra de gestão, pretendemos treinar os novos membros para dar continuidade aos trabalhos”, explica Jaqueline.

 

Alcance Engenharia – contratada pela UFPR

Divulgação: Alcance Engenharia

A empresa júnior Alcance Engenharia assinou, no mês de maio, um contrato com a Superintendência de Infraestrutura da UFPR, para a executar o projeto de fundação de um prédio do Setor Palotina. Todo o trabalho é realizado sob a supervisão do docente Mauro Lacerda.

A Alcance Engenharia é formada por 31 estudantes do curso de Engenharia Civil da UFPR, que procuram desenvolver habilidades técnicas pela vivência empresarial.

“O projeto será benéfico para nós e para a UFPR. É uma maneira de retribuirmos todo o ensino e estrutura que temos aqui dentro. Vamos aprender e nos desenvolver por meio da prestação de serviço”, diz Cesar Knoeller Marconi, presidente da empresa júnior e estudante do quarto ano de Engenharia Civil.

 

Maximiza Consultoria – Jandaia do Sul

Situada no campus avançado de Jandaia do Sul, a empresa júnior Maximiza realiza consultorias empresariais na região norte do Paraná. A EJ reúne 24 membros e 8 trainees do curso de Engenharia de Produção.

A presidente Amanda Rafaella Nunes Maciel destaca, entre outros fatores positivos da atuação da empresa júnior, a importância para a criação de contatos profissionais.

“A empresa júnior nos auxilia para manter uma de rede de contatos. A experiência e o conhecimento que se obtém com todo o esforço e dedicação na empresa é surpreendente”, diz.

 

NEJ – Núcleo de Empresas Juniores

Divulgação: NEJ Curitiba

O Núcleo de Empresas Juniores (NEJ) da Universidade Federal do Paraná, uma instância do movimento empresa júnior, incentiva a UFPR a ser empreendedora com o desenvolvimento de empresas juniores de qualidade.

Em período de transição para concentrar os trabalhos na capital paranaense e agora com novo nome, a NEJ Curitiba vai atuar em conjunto com a Fejepar. A ideia é criar outros núcleos no Paraná e abranger mais cidades.

A partir do segundo semestre, a proposta da NEJ será apresentada a outras universidades da capital.

 

Fejepar – Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná

A Federação das Empresas Juniores do Paraná (Fejepar) aponta que há 54 empresas juniores federadas no estado, sendo 12 da Universidade Federal do Paraná.

O órgão de representação do Paraná é confederado ao órgão nacional Brasil Júnior.

Sugestões

UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...
Pesquisadores da UFPR lançam livro inédito sobre a integração arquitetônica de sistemas fotovoltaicos
O livro “Edifícios Fotovoltaicos: energia na gênese arquitetônica” é resultado do projeto...