+ UFPR

Emenda na Câmara Municipal de Curitiba aporta recursos para residentes do Hospital Veterinário da UFPR atuar em áreas carentes

Rodrigo Choinski     15 de março de 2019 - 16h00

A vereadora Kátia Dietrich entrega texto de emenda para o reitor Ricardo Marcelo da Fonseca. Foto: Nicole Schumacher

A vereadora Kátia Dietrich entrega texto de emenda para o reitor Ricardo Marcelo da Fonseca, ao fundo vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz. Foto: Nicolle
Schumacher

Nesta quinta-feira, 14/03, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu a vereadora Kátia Dietrich que apresentou uma emenda no valor de 500 mil reais pagos pelo Município de Curitiba pra custear materiais utilizado no atendimento de animais em vulnerabilidade pelas residentes do Hospital Veterinário (HV) da universidade. Participaram do encontro também a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, e o professor do Departamento de Medicina Veterinária, Alexander Welker Biondo, além das residentes do HV.

Segundo o professor do Departamento de Medicina Veterinária, Alexander Welker Biondo, o programa de residência do HV, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), que atende animais em vulnerabilidade em parceria com a Prefeitura de Curitiba é o primeiro no país e segue o mesmo modelo do que acontece na área da saúde humana.

Biondo destacou que a residência com atuação em áreas carentes é um diferencial na formação destes profissionais especialmente para assessorar futuramente o desenvolvimento de políticas públicas para a área. A experiência faz com que o profissional tenha contato com uma realidade diferente do que encontra em consultórios veterinários e no hospital, caso em que o animal além de ter um tutor, o que não é o caso de muitos cães e gatos de rua, este tutor tem condições de arcar com os gastos do tratamento além de vacinas e outros cuidados.

De acordo com Dietrich, que propôs a emenda aprovada na Câmara Municipal, o recurso é importante principalmente para a população que tem seu animal de estimação mas não tem condições de oferecer os cuidados adequados, como antipulga, as vacinas e o tratamento clínico. “São essas parcerias que fazem o nosso trabalho valer a pena, para nós que lutamos tanto pela causa animal”, afirmou a vereadora eleita com uma plataforma voltada à proteção dos animais. A vacinação nessas áreas também enfraquece possíveis surtos de doenças que poderiam afetar cães e gatos.

Ricardo Marcelo agradeceu à vereadora pela apresentação da emenda e destacou a relevância do projeto. “Este tipo de parceria abre as portas para novos projetos em que a expertise gerada na UFPR possa ser levada para a sociedade”.

por Rodrigo Choinski