Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Embaixador de Israel visita Reitoria para conversa sobre perspectivas de cooperação entre universidades

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, visitou na manhã desta terça-feira (12) a Reitoria da UFPR, em Curitiba, para uma conversa com foco na aproximação da universidade com as instituições de ensino e pesquisa israelenses. A ideia é viabilizar acordos de cooperação com as universidades de Israel, que mantêm projetos de destaque em áreas como física, matemática, química, ciência da computação, economia, engenharia, ciências sociais e educação.

Umas das possibilidades para estreitar laços é a participação da UFPR em uma visita técnica às instituições israelenses que pode ocorrer ainda neste ano, em uma comitiva com representantes de universidades da América Latina.

Os professores André Duarte, da AUI, e o reitor Ricardo Marcelo conversaram sobre parcerias com o embaixador Yossi Shelley e o presidente do Centro Israelita do Paraná, Isac Baril. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca ressaltou que a UFPR tem interesse em institucionalizar parcerias científicas que hoje ocorrem informalmente com pesquisadores de Israel. A oficialização de um acordo internacional com o país do Oriente Médio seria inédita para a universidade. “A visita é um excelente ponto de partida para começar a aproximação”, disse.

O comentário foi reforçado pelo diretor da Agência UFPR Internacional (AUI), professor André Duarte, para quem os programas de pós-graduação e pesquisa da UFPR encontrariam “pontos fáceis de conexão” com as universidades de Israel. Nos próximos meses, a agência deve mapear as áreas de conhecimento estratégicas para essa aproximação.

Além da possibilidade de intercâmbio e cooperação de pesquisadores, Shelley, que exerce o cargo desde 2017, sugeriu ainda que as universidades israelenses poderiam oferecer cursos formativos nas áreas em que têm expertise. Atualmente, as oito principais universidades israelenses são públicas.

Da esq. para a dir.: professor André Duarte, da AUI; tenente Jenifer Formanquevski, da Casa Militar do Paraná; o embaixador Yossi Shelley; o reitor Ricardo Marcelo; Isac Baril, do Centro Israelita do Paraná; e Marcus Levy, docente do Setor de Educação da UFPR

Educação

Em um exemplo da cooperação esporádica entre a UFPR e universidades israelenses, que se pretende consolidar, o professor Marcus Levy Bencostta, do Setor de Educação, já ofereceu disciplinas nas universidades de Tel Aviv e Hebraica de Jerusalém, como professor e pesquisador visitante, entre 2011 e 2015.

Pelo conhecimento que tem das instituições, Bencostta enxerga em um convênio com universidades israelenses boas oportunidades para pesquisadores da Educação nos temas educação infantil e história da educação, por exemplo. “Seria muito relevante que essas experiências fragmentadas fossem consolidadas”, avaliou.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...