Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Em moção, UFPR defende ciência brasileira e CNPq

Superintendência de Comunicação Social     29 de agosto de 2019 - 12h08

Diante da situação de estrangulamento orçamentário pela qual passa o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e que coloca em risco o financiamento de bolsas de estudos de cerca de 84 mil pesquisadores no Brasil e no exterior, o Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) juntou-se a inúmeras instituições nacionais e internacionais em defesa do órgão e aprovou moção de apoio ao CNPq e em defesa da ciência brasileira e da garantia do desenvolvimento presente e futuro do Brasil. Confira:

SOMOS TODOS CNPq!

A gravíssima situação por que passa a Educação pública no Brasil demanda atenção e defesa por parte de toda a sociedade. Vivenciando a mais dramática situação orçamentária e financeira, especialmente relativa aos cortes de recursos e bolsas, e ao não atendimento orçamentário do CNPq, o risco à ciência e à pesquisa no Brasil tornou-se um dos mais sérios problemas vivenciados pela sociedade brasileira e, portanto, pelas universidades, no presente momento.

A ameaça de extinção do CNPq, instituição sexagenária, promotora da ciência nacional e reconhecida em todo o mundo como a principal instituição estatal de fomento à pesquisa no Brasil, constitui uma afronta ao desenvolvimento do país. A continuidade do desinvestimento na ciência brasileira, via CNPq, e a concretização da ameaça de sua extinção, trarão prejuízos incalculáveis à ciência, à tecnologia e à inovação no país, comprometendo severamente o futuro da nação.

Diante de um cenário tão alarmante o COUN-UFPR – Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, extremamente preocupado com a paralisação da pesquisa, com o corte de bolsas de pesquisa e com a extinção do CNPq, manifesta-se em defesa da sua manutenção e clama pela imediata retomada dos recursos orçamentários imprescindíveis para o seu pleno funcionamento, instituição que é patrimônio inconteste da ciência e da sociedade brasileira.

O COUN-UFPR junta-se a todas as instituições nacionais e internacionais que, como protagonizado pela SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, por inúmeras outras instituições, pesquisadores, professores, estudantes e demais cidadãos brasileiros, manifestam-se em defesa da ciência brasileira e da garantia do desenvolvimento presente e futuro do Brasil.

COUN-UFPR, 27 de Agosto de 2019.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR