Ciência e Tecnologia

Em moção, UFPR defende ciência brasileira e CNPq

Superintendência de Comunicação Social     29 de agosto de 2019 - 12h08

Diante da situação de estrangulamento orçamentário pela qual passa o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e que coloca em risco o financiamento de bolsas de estudos de cerca de 84 mil pesquisadores no Brasil e no exterior, o Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) juntou-se a inúmeras instituições nacionais e internacionais em defesa do órgão e aprovou moção de apoio ao CNPq e em defesa da ciência brasileira e da garantia do desenvolvimento presente e futuro do Brasil. Confira:

SOMOS TODOS CNPq!

A gravíssima situação por que passa a Educação pública no Brasil demanda atenção e defesa por parte de toda a sociedade. Vivenciando a mais dramática situação orçamentária e financeira, especialmente relativa aos cortes de recursos e bolsas, e ao não atendimento orçamentário do CNPq, o risco à ciência e à pesquisa no Brasil tornou-se um dos mais sérios problemas vivenciados pela sociedade brasileira e, portanto, pelas universidades, no presente momento.

A ameaça de extinção do CNPq, instituição sexagenária, promotora da ciência nacional e reconhecida em todo o mundo como a principal instituição estatal de fomento à pesquisa no Brasil, constitui uma afronta ao desenvolvimento do país. A continuidade do desinvestimento na ciência brasileira, via CNPq, e a concretização da ameaça de sua extinção, trarão prejuízos incalculáveis à ciência, à tecnologia e à inovação no país, comprometendo severamente o futuro da nação.

Diante de um cenário tão alarmante o COUN-UFPR – Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, extremamente preocupado com a paralisação da pesquisa, com o corte de bolsas de pesquisa e com a extinção do CNPq, manifesta-se em defesa da sua manutenção e clama pela imediata retomada dos recursos orçamentários imprescindíveis para o seu pleno funcionamento, instituição que é patrimônio inconteste da ciência e da sociedade brasileira.

O COUN-UFPR junta-se a todas as instituições nacionais e internacionais que, como protagonizado pela SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, por inúmeras outras instituições, pesquisadores, professores, estudantes e demais cidadãos brasileiros, manifestam-se em defesa da ciência brasileira e da garantia do desenvolvimento presente e futuro do Brasil.

COUN-UFPR, 27 de Agosto de 2019.