Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em moção, UFPR defende ciência brasileira e CNPq

Diante da situação de estrangulamento orçamentário pela qual passa o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e que coloca em risco o financiamento de bolsas de estudos de cerca de 84 mil pesquisadores no Brasil e no exterior, o Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) juntou-se a inúmeras instituições nacionais e internacionais em defesa do órgão e aprovou moção de apoio ao CNPq e em defesa da ciência brasileira e da garantia do desenvolvimento presente e futuro do Brasil. Confira:

SOMOS TODOS CNPq!

A gravíssima situação por que passa a Educação pública no Brasil demanda atenção e defesa por parte de toda a sociedade. Vivenciando a mais dramática situação orçamentária e financeira, especialmente relativa aos cortes de recursos e bolsas, e ao não atendimento orçamentário do CNPq, o risco à ciência e à pesquisa no Brasil tornou-se um dos mais sérios problemas vivenciados pela sociedade brasileira e, portanto, pelas universidades, no presente momento.

A ameaça de extinção do CNPq, instituição sexagenária, promotora da ciência nacional e reconhecida em todo o mundo como a principal instituição estatal de fomento à pesquisa no Brasil, constitui uma afronta ao desenvolvimento do país. A continuidade do desinvestimento na ciência brasileira, via CNPq, e a concretização da ameaça de sua extinção, trarão prejuízos incalculáveis à ciência, à tecnologia e à inovação no país, comprometendo severamente o futuro da nação.

Diante de um cenário tão alarmante o COUN-UFPR – Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, extremamente preocupado com a paralisação da pesquisa, com o corte de bolsas de pesquisa e com a extinção do CNPq, manifesta-se em defesa da sua manutenção e clama pela imediata retomada dos recursos orçamentários imprescindíveis para o seu pleno funcionamento, instituição que é patrimônio inconteste da ciência e da sociedade brasileira.

O COUN-UFPR junta-se a todas as instituições nacionais e internacionais que, como protagonizado pela SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, por inúmeras outras instituições, pesquisadores, professores, estudantes e demais cidadãos brasileiros, manifestam-se em defesa da ciência brasileira e da garantia do desenvolvimento presente e futuro do Brasil.

COUN-UFPR, 27 de Agosto de 2019.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...