Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em comemoração dos 40 anos da Embrapa Florestal, Graciela Bolzón de Muniz ressalta a importância do trabalho integrado entre os setores nacionais

A Embrapa Florestas (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comemorou os 40 anos de fundação da instituição com o evento “Tendências para a pesquisa florestal: caminhos trilhados e perspectivas” nesta sexta-feira (11). A vice-reitora e professora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, Graciela Inês Bolzón de Muniz, participou da abertura da solenidade e destacou a importância da parceria entre as instituições para viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade florestal.

O Brasil é destaque no cenário florestal mundial pela importância e grandiosidade de suas florestas naturais e pela tecnologia de ponta e produtividade de seus plantios florestais. Ciência e pesquisa são as responsáveis por transformar em realidade o desenvolvimento sustentável, salientou o chefe geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede. “Essa é a parte fundamental que as instituições de ensino nos trazem. Fazem com que transformemos o conhecimento em soluções. Queremos olhar para o futuro, para que nossa sociedade possa trilhar um caminho de sustentabilidade ambiental”.

A vice-reitora Graciela Inês Bolzón de Muniz ressaltou a importância da união de todos os setores. Foto: Leonardo Bettinelli

O Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa, Celso Luiz Moretti, disse que a parceria com a academia é extremamente importante e estratégica.  “Nossa trajetória de sucesso vem contribuindo para o provimento de soluções florestais para o País”.

Graciela relembrou que sua carreira, enquanto acadêmica e pesquisadora, está visceralmente ligada ao setor florestal e enfatizou a ligação da academia com a empresa. “A Embrapa desenvolve uma estreita e profícua relação com a UFPR, principalmente na formação de recursos humanos, que serão absorvidos pela instituição”.

Ela também reforçou que todos os setores devem trabalhar de forma integrada. “Este é o momento de todos nós gestores – de universidades, instituições públicas, setor produtivo e setor privado – nos reunirmos para definir as estratégias que resolvam problemas e incentivem o crescimento do País. O Brasil grande, forte e generoso que estamos construindo precisa de que todas as nações cresçam. Para tanto, é necessário que o Estado e o setor privado sejam fortes e parceiros, pois entre um e o outro está o cidadão e todos dependem deste equilíbrio de forças para que seus direitos sejam sustentados e garantidos”.

A solenidade foi marcada, ainda, pelo lançamento de mais um software da série SISPLUS para o manejo de precisão de florestas plantadas e pela linha do tempo da Embrapa Florestal que apresenta marcos técnicos, de pesquisa florestal e depoimentos. A linha do tempo está disponível no site da instituição.

O evento, que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, seguiu com uma programação de painéis e palestras na área florestal. A palestra de abertura foi ministrada pelo chefe geral da Embrapa Florestas e abordou a evolução e os principais resultados da pesquisa florestal. Na sequência, dois painéis discutiram as florestas no campo do ambiente, economia e sociedade. A palestra de encerramento discorreu sobre o futuro da pesquisa ambiental e foi proferida pelo diretor de P&D da Embrapa.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...