+ UFPR

Egresso de Medicina da UFPR conquista nota mais alta em residência da Academia Americana de Neurologia

Superintendência de Comunicação Social     1 de julho de 2020 - 11h45

Fabio Nascimento, egresso do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou a nota mais alta no exame de treinamento em residência da Academia Americana de Neurologia (American Academy of Neurology – AAN). A nota do brasileiro foi a maior dentre os três mil e trezentos neurologistas residentes que realizaram o teste.

Para Nascimento, o valor da nota que conquistou provém da competência na neurologia, que é fruto de toda a sua formação desde o ensino básico até o universitário, realizado na UFPR, e agora seguido da residência médica em neurologia na Baylor College of Medicine (EUA). “A UFPR me forneceu a educação médica de base, a fundação sobre a qual eu tive a oportunidade de continuar a construir meu treinamento em neurologia nos Estados Unidos”

Foto: Arquivo pessoal

O médico ainda tem mais dois anos de treinamento pela frente, desta vez em eletroencefalografia (EEG) e epilepsia na Harvard Medical School, em Boston. Após essa formação, pretende atuar como clínico e cientista na área da epilepsia.

Apesar de atualmente estudar em outro país, Nascimento garante que seu vínculo com a UFPR é perene, pois foi a instituição que lhe proporcionou a oportunidade de se tornar um médico consciente e competente. “Atualmente tenho o privilégio de fazer parte do grupo de pesquisa liderado pelo meu mentor e amigo Hélio Teive”, comenta. Professor de Neurologia na UFPR, Teive também lecionou ao jovem, quando ele cursou a graduação na universidade.