Extensão e Cultura

Editora UFPR recebe prêmio Jabuti em São Paulo

Lais Murakami     19 de novembro de 2013 - 16h48

Cerimônia na Sala São Paulo reuniu vencedores do Prêmio Jabuti 2013 - Foto: Câmara Brasileira do Livro

O primeiro Prêmio Jabuti da Editora UFPR foi recebido no dia 13 de novembro, em cerimônia realizada na Sala São Paulo, na capital paulista. O livro “Psiquismo e vida: sobre a noção de Trieb nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche”, de Eduardo Ribeiro, conquistou o segundo lugar na categoria Psicologia e Psicanálise do 55.º Prêmio Jabuti.

Troféu Jabuti da categoria Psicologia e Psicanálise - Foto: Gilberto de Castro

O diretor da Editora UFPR, professor Gilberto de Castro, e o autor da obra, Eduardo Ribeiro, participaram do evento. “Foi uma cerimônia belíssima. É muito bom ver a Editora UFPR em um lugar representado por pessoas que fazem a cultura do país”, lembrou Castro. Para o diretor, a conquista do primeiro Jabuti em 26 anos de história, eleva a Editora UFPR a um novo patamar, tanto no mercado editorial, entre os parceiros e na mídia. “Além da importância de ser o primeiro prêmio, agora a Editora UFPR emana outra aura e ganha mais repercussão”, diz Castro.

A Editora UFPR já havia sido indicada para o Prêmio Jabuti em 2012, na categoria Livro Didático e Paradidático, com o livro “Ilustração Botânica: Princípios e Métodos”, de Diana Carneiro. Com a conquista do Jabuti em 2013, o diretor explica que novas possibilidades serão exploradas para a conquista de mais prêmios.

Autor de "Psiquismo e Vida", Eduardo Ribeiro - Foto: Gilberto de Castro

Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, ficou bastante satisfeita com o Prêmio Jabuti deste ano. “Tivemos muitas revelações neste Jabuti 2013 e editoras que nunca haviam conquistado o prêmio foram vitoriosas nesta noite”, afirmou Karine.